30 ABR 2013
Prefeitura de Valinhos dá as boas vindas para a internet de 4ª Geração

Valinhos é uma das primeiras cidades do Brasil a receber internet banda larga de 4ª geração. Até 2014, apenas 15 cidades contarão com a tecnologia 4G, principalmente aquelas que sediarão a Copa das Confederações. A conquista de Valinhos antecipa-se, inclusive, à meta estabelecida pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.

As boas vindas à nova tecnologia foram dadas pelo prefeito Clayton Machado e toda a sua equipe de trabalho na noite de segunda-feira, em recepção realizada na Sala "Ivan Fleury Meirelles". Os vereadores Popó e Kiko Beloni também estiveram presentes e destacaram o momento que a cidade vivencia na área tecnológica.

Participaram do encontro os diretores da ON Telecomunicações, empresa que escolheu a Região Metropolitana de Campinas para desenvolver a estratégia de lançamento do serviço de internet de alta velocidade. "Já temos seis antenas em funcionamento de um total de nove, suficientes para cobrir 100% da área urbana da cidade", afirmou o diretor da empresa de tecnologia, André Martins.

Segundo ele, Valinhos foi escolhida para a implantação do sistema 4G por ser um dos principais municípios da RMC (Região metropolitana de Campinas) em termos de desempenho produtivo e demanda de tecnologia. "Esta cidade está na segunda região do país em conexão com a internet, segundo o Ibope Media", ilustrou.

"Por estar próxima de Campinas, a população tem hábitos de metrópole e exige, cada vez mais, melhor serviço e melhor qualidade", destacou Martins. "A implantação do serviço atende chamado do governo para trazer informação e tecnologia para o município. O que estamos trazendo é o que há de mais moderno no mundo", salientou.

"A On é a mais nova grande empresa de telecomunicações do Brasil. A empresa optou pelo Estado de São Paulo para dar início às suas operações – os planos são de atingir mais de 130 cidades onde vivem 10 milhões de pessoas".

Parceria - O prefeito Clayton Machado destacou que o lançamento da Internet 4G vai ficar na história do município. "A sociedade tem grande expectativa em relação ao nosso governo. E é nossa responsabilidade fazer com que a máquina se modernize e ofereça serviços de qualidade", acrescentou.

Segundo o prefeito, os principais projetos tecnológicos do governo exigirão uma conexão de qualidade. Nos próximos dias, a ON Telecom deve anunciar parceria para fornecer conexão, gratuitamente, para salas informatizadas e um polo de educação a distância que estão sendo estudados pela Secretaria de Educação.

Para o vice-prefeito, Luiz Mayr Neto, o recebimento da internet 4G "é fruto de uma gestão séria, correta", lembrando que o município é uma das cidades com a maior renda per capita da população, que tem o maior número de computadores por habitante. "Tudo que vem a favor de Valinhos é bem-vindo. Vai atrair novas empresas, principalmente de tecnologia, que é o que interessa, pois são indústria limpas com alto valor agregado".

O secretário da Educação, Danilo Sorroce, disse que a proposta do governo municipal é que Valinhos se torne um dos municípios pioneiros a disponibilizar tecnologia 4G na rede municipal de ensino. "Isso está sendo possível graças à visão empreendedora do prefeito, que está colocando a Educação no patamar onde já deveria estar", concluiu.

Legenda: Diretor Comercial da On Telecom, André Martins, com modem portátil do sistema 4G

Foto: Rodolfo Soares