25 ABR 2013
Valinhos convida empreendedores para "1º Encontro com Turismo"

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Valinhos irá promover no dia 15 de maio o "1º Encontro com Turismo", no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini". O evento está sendo organizado pelo Departamento de Turismo que tem promovido uma série de ações para fomentar o turismo no município.

Segundo o secretário Wilson Ventura, cerca de 200 pessoas, representantes das áreas de gastronomia, hotelaria e atrativos, além de associações do setor e autoridades municipais, serão convidadas a participar do evento que será realizado das 8 às 12 horas, no espaço de exposição de frutas.

"Será uma grande oportunidade de reunirmos todos estes segmentos para mostrarmos as novas diretrizes e projetos, além de colocar à disposição o poder público, que na atual administração está valorizando o crescimento do turismo. O encontro também servirá para identificar as principais necessidades de cada segmento e estreitar o relacionamento entre a Prefeitura e os empreendedores que é uma das metas do prefeito Clayton", disse Ventura.

Serão na ocasião apresentadas as mudanças ocorridas no Departamento de Turismo e os novos projetos por ele idealizados, como o Turismo Ecológico, ampliação do Agroturismo; implantação do "Turismo do Saber", em parceria com o Governo do Estado; Turismo Natalino; palestras do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas) para os estabelecimentos interessados.

Também haverá uma palestra ressaltando a importância da indústria turística na geração de empregos e divisas para o município e workshop sobre as necessidades para o desenvolvimento e melhoria do segmento.

Casa nova - O Departamento de Turismo, em consonância com o plano de governo do prefeito Clayton Machado, está passando por mudanças significativas. A começar pela nova sede para atender aos visitantes e empreendedores da área. Anteriormente, o Departamento funcionava em um pequeno sótão da Biblioteca Municipal "Mário Corrêa Lousada".

"Agora estamos situados na casa de madeira localizada no Parque Municipal, onde há uma estrutura melhor para o desenvolvimento de novas ações e é mais acessível. Com a mudança, o nosso departamento passa a estar mais próximo das pessoas envolvidas e preocupadas com o melhoria do turismo em nossa cidade", destaca o diretor do Departamento de Turismo, Franklin Duarte de Lima, que informa o novo número de telefone: 3849-5557, além de 3849-7790.

Outra ação importante iniciada pelo Departamento são as visitas técnicas às propriedades que se cadastraram para receber turistas, cujo projeto é realizado em parceria com o Sebrae. "Estas visitas são de extrema importância, uma vez que os interessados recebem orientações para tornar seu empreendimento atrativo e rentável".