25 ABR 2013
Relatório final de "Cidade Limpa" apresenta números que impressionam

A Prefeitura de Valinhos divulgou nesta semana o relatório final da Operação "Cidade Limpa" que percorreu em seis finais de semana 131 bairros. O megamutirão de limpeza teve início no dia 9 de março e terminou no último domingo, dia 21, com o recolhimento de toneladas de bagulhos, entulhos, galhos, sucatas, lixo eletrônico, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e celulares, além de óleo de cozinha usado, chapas de raios-x e pneus.

Neste final de semana, dias 27 e 28, a Prefeitura fará um repasse da Operação em todos os bairros, para a retirada de materiais que possam ter ficado para traz. "A proposta da Administração Municipal é deixar a cidade em ordem, tanto no aspecto visual como sanitário, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e a prevenção de doenças, como a dengue", destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Abraão Michelon.

A Operação "Cidade Limpa" envolveu desde "cata-bagulho" até limpeza de calçadas, de pontos de descarte irregular de lixo e entulho e de bueiros, além de coleta de galhos, retirada de recicláveis e ações de conscientização da comunidade, com a distribuição de panfletos e cartilhas educativas nas escolas municipais, além da colocação de placas informativas.

Segundo o secretário Abraão, a maioria dos materiais recolhidos na Operação foi doada para segmentos que fazem reciclagem, dentro da proposta de preservação ambiental e de tornar o município sustentável.

Toda a sucata recolhida, como ferragens, geladeiras, fogões e outros objetos foram doados para a cooperativa de material reciclável, a Recoopera. Já óleo de cozinha e chapas de raio-x foram destinados para a Santa Casa, que utiliza o óleo como combustível para o funcionamento da caldeira. Galhos de árvores foram cedidos aos chacareiros, que os transformam em adubo. Pneus também foram doados para a reciclagem. Já entulhos, como são oriundos de pontos de desova, estão contaminado, e não possuem condições de serem reciclados.

A megaoperação envolveu 100 servidores municipais e, na parte de infraestrutura, dez caminhões carroceria para o recolhimento de bagulhos, oito caminhões basculantes, uma pá carregadeira, três retro escavadeiras para o recolhimento de entulhos, três caminhões para recolhimentos de galhos e três equipes denominadas de coleta especial, para recolhimento de lixo eletrônico, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha usado e raio-x (estes dois últimos em parceria com a Santa Casa de Valinhos), pneus, pilhas, baterias e celulares.

Confira os números:

• Bagulhos – Foram realizadas 331 viagens nos 131 bairros, totalizando aproximadamente 750 toneladas
  • Entulhos - Foram recolhidas aproximadamente 1.705 toneladas.
  • Galhos - Foram retirados 150 caminhões de galhos e encaminhados para trituração;
  • Sucata – 9.430 kg;
  • Lixo Eletrônico – 9.400 kg;