25 ABR 2013
"Cidade Limpa": Cartilha infantil leva preservação ambiental a alunos

A Prefeitura de Valinhos distribuiu 11 mil cartilhas para os alunos da rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, com o tema "Valinhos Cidade limpa, cidade saudável!". O material integrou as ações de conscientização ambiental da Operação "Cidade Limpa".

Com 11 páginas coloridas, a cartilha trata o tema por meio de palavras cruzadas, jogo de erros, caça palavras, labirinto, frases enigmáticas, desenhos para colorir e outras brincadeiras. A página 2 traz texto de apresentação sobre a Operação Cidade Limpa, e a contracapa a programação dos dias e bairros da megaoperação.

De uma forma lúdica, o material aborta questões como descarte correto de lixo, para prevenção de doenças como a dengue e melhoria do visual da cidade; a importância da reciclagem de materiais e a responsabilidade de cada um para manter a cidade limpa e saudável.

O secretário da Educação, Danilo Sorroce, destacou a importância da integração entre as ações de governo, como a que ocorreu nesta Operação, que teve a coordenação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e o envolvimento das Pastas da Saúde e Educação.

"Este tipo de material é um estímulo para inserir as crianças e os adolescentes na Operação Cidade Limpa", disse, ressaltando que eles são os principais multiplicadores dessas informações junto à família, além de fiscais das ações dos pais e irmãos.

Megaoperação – Em seis finais de semana, a Operação percorreu 131 bairros de Valinhos. A programação teve início no dia 9 de março e encerrou no dia 21 de abril. A megaoperação contemplou tanto aspectos sanitários quanto a questão visual.

O grande mutirão de limpeza envolveu desde "cata-bagulho" até limpeza de calçadas, de pontos de descarte irregular de lixo e entulho e de bueiros, além de coleta de galhos, retirada de recicláveis e ações de conscientização da comunidade, com a distribuição de panfletos, colocação de placas e distribuição das cartilhas.