25 ABR 2013
Prefeitura promove Tarde Sócio-recreativa em nova sede do Centro de Convivência do Idoso

Dentro das comemorações dos 30 anos de implantação do Programa de Atendimento ao Idoso, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, promoverá no próximo dia 30, terça-feira, uma Tarde Sócio-recreativa na nova sede do Centro de Convivência do Idoso, localizada na Rua Campos Sales, 49, bairro Santa Cruz.

De acordo com a diretora do programa, Marisa Mathias, a programação contará com campeonato de truco, baralho e dominó; aulas de coreografia, ginástica e atividade psicomotora; Lian Gong (ginástica terapêutica chinesa); além de apresentação dos grupos de Canto Livre e Escaleta, finalizando com um bingo recreativo. As atividades serão promovidas das 13 às 15h30.

A secretária Desenvolvimento Social e Habitação, Regina Maura Daroz, destacou que, além da comemoração dos 30 anos do programa, que serão completados no dia 28, o objetivo da Tarde Sócio-recreativa é dar início, de forma progressiva, às atividades do programa no novo espaço.

"Este prédio foi doado à municipalidade pela indústria Unilever em 2004, para a implantação do Programa de Atendimento ao Idoso no local, mas até hoje este objetivo não foi concretizado. A proposta desta Administração Municipal é cumprir com esse compromisso", disse, ressaltando que a Prefeitura já está planejando obras de revitalização e acessibilidade no prédio, para que ele realmente possa atender adequadamente os idosos. Antes da doação ao município, funcionava no local o antigo Clube da Gessy Lever, cujo terreno possui 4.765 m2.

A secretária salientou que, para que esse processo de mudança transcorra da melhor maneira possível, os idosos serão ouvidos e poderão se manifestar sobre interesses e atividades que pretendem desenvolver no local. "Esta primeira atividade será uma oportunidade para os idosos já irem se adaptando ao novo espaço", afirmou.

O programa – Segundo a diretora Marisa, o Programa de Atendimento ao Idoso tem atualmente 1.100 idosos cadastrados, com idade a partir dos 60 anos. Os participantes têm a oportunidade de se envolver em um leque de atividades voltadas para a socialização, educação, arte, cultura, lazer, além da prática regular de atividade física.

As ações são desenvolvidas em parceria com as secretarias de Esportes e Lazer e de Cultura, além da Associação da Terceira Idade. Entre elas, estão: educação física adaptada, alfabetização não formal, canto livre, artesanato, pintura, jogos de salão, coreografia, dança de salão, escaleta, dança figurada, além do programa Peixe & Cia.

CRAS Santa Cruz – Segundo Regina Maura, o CRAS (Centro de Referência Assistência Social) Santa Cruz que desde 2009 funciona no prédio do futuro Centro de Convivência do Idoso será transferido para o território de abrangência de atendimento da população da região, conforme preconiza a Política Nacional de Assistência Social.