28 MAR 2013
Com nova produção, Valinhos reconta a mais sublime história de todos os tempos

A tradicional encenação da Paixão de Cristo promete emocionar o público valinhense hoje e amanhã (dias 28 e 29) no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini". Nesta quinta e nesta sexta-feira, as apresentações serão realizadas a partir das 20h30, com nova produção, novos cenários, elenco com 150 pessoas e direção de Tite Stopiglia. Toda a produção está sob a coordenação da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

"Será um espetáculo à altura do que se faz de melhor no Brasil nesta área. A ideia do novo governo municipal é tornar o evento uma marca anual na cidade", destaca Wilson Ventura, secretário de Cultura. A nova produção é considerada por Ventura complexa e grandiosa, uma vez que os diferentes momentos da encenação exigem estruturas diferentes de palco, luz e som. "Será um verdadeiro espetáculo a céu aberto", assegura.

O novo local escolhido para narrar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo conforme os relatos bíblicos (a área do palco principal do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini") recebeu arquibancada para 3 mil pessoas. A entrada para o espetáculo, que é gratuita, será pelo portão de número 10 do Parque Municipal, atrás do Palco Principal, com acesso pela Avenida dos Esportes.

Direção geral - O grande espetáculo teatral da Paixão de Cristo Cristo tem texto e roteiro de Antonio Stopiglia, o Tite, e está baseado no Evangelho de Lucas, com apoio de obras literárias e pesquisas (Maior História de Todos os Tempos, de Fulton Hussler; A Sentença de Pilatos, de Kurt Speidel, além de roteiros de filmes épicos e escritos de Tite). "A produção tem caráter teatral, muito mais que religioso, onde é relatada parte da história da vida de Jesus e seu tempo. A história em si é a mesma a ser contada, mas vamos oferecer novos detalhes, com adaptações que tornarão o espetáculo dinâmico e, sobretudo, teatral, voltando este ano a ter este formato", destaca Tite, que foi especialmente convidado pela Secretária da Cultura para dirigir a encenação de 2013.

Grande trabalho - "Para garantir uma grande produção às cerca de 10 mil pessoas aguardadas para assistir ao espetáculo, as equipes que cuidam do elenco, da montagem e da trilha sonora, além de toda a direção artística, trabalham em ritmo acelerado para que tudo ocorra bem", conta o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura. Até o ano passado, a encenação era realizada atrás do Pavilhão Industrial. Ventura destaca que a mudança de local se deve a um melhor aproveitamento de todo o espaço natural que envolve a nova área da apresentação. "O espaço escolhido, com aclive, tem tudo a ver com a nova proposta da encenação. Tem um paisagismo natural, bem arborizado e gramado, que dará ainda mais vivacidade e realismo às apresentações que contarão sobre a vida e morte de Jesus Cristo", diz Ventura.

Cenários - A concepção do cenário, cuja adaptação cenográfica foi executada por Marcelo Leandro Pereira, o Marcelinho, funcionário da Secretaria de Cultura, também merece destaque. "O cenário é rico em detalhes e foi confeccionado dentro dos princípios de economia da nova administração municipal e produzido pelos próprios funcionários da Secretária da Cultura, com o apoio da Secretária de Obras, e equipe da marcenaria do Almoxarifado Municipal", informa o secretário Ventura. A criação dos cenários com as várias fases da história inclui o "Palácio dos Judeus". Neste local, será realizada a abertura da peça, com a Festa da antiga páscoa judaica (bailado, vendilhões, diálogo de ação retroativa que narra a ressurreição de Lázaro, entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e expulsão dos vendilhões do Templo). Na sequência, a apresentação segue na "Casa da Santa Ceia", onde há a reunião de Jesus com os doze Apóstolos para a "Última Ceia", cena de Maria Madalena ungindo os pés de Jesus, Lava-Pés e anúncio da traição de Judas.

Detalhes importantes - O "Jardim das Oliveiras" também traz detalhes do local em que Jesus, sem arrependimento, cai em agonia; além da cena da prisão pelos soldados judeus, com a traição de Judas Iscariotes. Próximo a esse local, acontecerá o suicídio de Judas. Já no "Palácio dos Romanos" haverá o julgamento de Jesus por Pôncio Pilatos e o flagelo que há 2013 anos emociona todas as pessoas. No cenário do "Calvário" será mostrada a crucificação de Jesus, ao lado do Bom e do Mau Ladrão; a cena de Maria com Jesus Morto e a aparição do Anjo da Ressurreição. Por fim, no "Santo Sepulcro", após o sepultamento, Maria Madalena, João e Pedro notarão a ausência do corpo de Jesus. É deste local que o filho de Deus ressuscitará.