28 MAR 2013
Valinhos assina acordo com AutoBAn para programa de educação no trânsito

A Prefeitura de Valinhos lançará no próximo dia 9, às 8h30, no Plenário da Câmara Municipal, a edição de 2013 do "Programa Municipal de Educação para o Trânsito", que promoverá uma série de atividades envolvendo alunos e professores da rede municipal de ensino.

A nova edição do programa será desenvolvida em parceria com a CCR AutoBan, concessionária que administra as rodovias Anhanguera e Bandeirantes e realiza nas escolas do município o "Programa Estrada para a Cidadania". A ação será desenvolvida em 18 escolas para mais de 2 mil alunos e participação de cerca de 100 educadores.

O prefeito Clayton Machado esteve nesta terça-feira, dia 26, no evento de lançamento do programa da AutoBAn, realizado em Campinas, oportunidade em que todos os municípios participantes assinaram o termo de compromisso formalizando a parceria das prefeituras com a concessionária. Maurício Vasconcellos, presidente da CCR AutoBAn, esteve presente na solenidade de assinatura do termo.

O chefe do Executivo de Valinhos esteve acompanhado dos secretários municipais José Almeida Sobrinho (Transportes e Trânsito), Danilo Sorroce (Educação), Paulo Bandina (Planejamento e Meio Ambiente) e Wilson Ventura (Cultura e Turismo), além de diretores.

12 anos na estrada - O Estrada para a Cidadania da CCR AutoBAn é desenvolvido há 12 anos em cidades da região do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Destinado a estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, sua principal função é formar cidadãos, disseminando informações e valores que incluem o respeito à vida, a educação para o trânsito e a preservação ao meio ambiente.

Este ano, além de Valinhos, fazem parte do Programa "Estrada para a Cidadania" os municípios de Americana, Caieiras, Cajamar, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Itupeva, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D'Oeste, Várzea Paulista e Vinhedo.

"A nossa administração tem um grande prazer em dar continuidade a esta parceria com a CCR AutoBAn que desenvolve um trabalho importantíssimo junto às nossas crianças da rede municipal ao educar e contribuir com prevenção de acidentes no trânsito", destacou o prefeito.

Motorização - Na Região Metropolitana de Campinas, Valinhos é a cidade que apresenta a maior taxa de motorização, conforme a Pesquisa de Origem e Destino, de 2011, realizada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (363 veículos por mil habitantes).

Segundo o secretário Almeida Sobrinho, fazem-se necessárias ações contínuas de educação para o trânsito. "A educação é um dos itens básicos da política da gestão de transito, pois, a partir das crianças, teremos adultos que assimilam regras de bons comportamentos no trânsito. A CCR nos auxilia nesta tarefa, contribuindo, inclusive, com recursos materiais e pedagógicos, de forma padronizada, que complementam a atividade escolar".

Outras ações - O secretário de Trânsito destaca também que, além da proposta oferecida pela CCR junto às crianças, o Programa Municipal desenvolverá no decorrer de 2013 diversas atividades com outros segmentos. "Vamos envolver nesta ação preventiva ciclistas, pedestres, taxistas, motociclistas e condutores de ônibus, e promover parcerias junto às empresas. O objetivo é ampliar o programa de maneira, inclusive, que ele atinja os adolescentes e idosos".

A coordenadora do programa municipal, a professora da rede municipal Rosimery Eloy, que foi destacada pela Secretaria da Educação para auxiliar no trabalho em parceria com a Secretaria de Trânsito, destaca que, entre as ações, haverá palestras para os alunos, oficinas pedagógicas para os professores e coordenadores de ensino, além da expansão do projeto Agente Mirim de Trânsito, em parceria com a Guarda Civil Municipal.