28 MAR 2013
Encontros entre Clayton e Alckmin resultam em "pacote de conquistas" para Valinhos

A proximidade entre o prefeito de Valinhos Clayton Machado e o governador Geraldo Alckmin começa a render uma série de conquistas ao município. Nos últimos cinco dias, os dois líderes políticos encontraram-se duas vezes no Palácio dos Bandeirantes, na capital do Estado, e estabeleceram novos projetos e a liberação de mais recursos para Valinhos - conquistas que, em razão da importância que representam, têm força para marcar os 100 primeiros dias do novo governo municipal.

Segundo Clayton Machado, dentre os benefícios já confirmados destaca-se a liberação de recursos na ordem de R$ 200 mil para a ampliação da UBS (unidade Básica de Saúde) do Jardim Jurema, "muito reivindicada pela comunidade do bairro", e para a aquisição de uma máquina retroescavadeira "que será utilizada para manutenção de estradas e os constantes trabalhos de desassoreamento de córregos". As duas primeiras conquistas foram definidas durante audiência realizada no último dia 22, com participação do deputado federal Carlos Sampaio.

No encontro, Clayton e Alckmin abordaram outras importantes ações que estão em estudo no governo do Estado: a abertura da Avenida Joaquim Alves Corrêa (até a cidade de Vinhedo); a instalação de unidades da ETEC e da FATEC e de unidades do Poupa Tempo e do Detran; ampliação do programa Renda Cidadã; além de recursos para a compra de novos equipamentos para a GCM (Guarda Civil Municipal). O prefeito também levou ao governador o projeto para iluminação do Estádio do Bom Retiro.

Novo encontro, novas conquistas - Nesta terça-feira, dia 26, Clayton voltou a se encontrar com o governador Geraldo Alckmin, também no Palácio dos Bandeirantes, durante o lançamento do Programa "Cartão Amigo do Idoso", do qual Valinhos fará parte. Ainda em São Paulo, Clayton que estava acompanhado do secretário da Educação, Danilo Sorroce, teve outras boas notícias. O município será contemplado com a implantação de um "Centro Dia" para o atendimento de idosos, e de uma Creche Escola, com 150 vagas.

Segundo o prefeito Clayton Machado, o Centro-Dia atenderá as famílias que precisam trabalhar fora e não têm onde deixar seus idosos nesse período. Com investimentos na ordem de R$ 500 mil por parte do Estado, caberá ao município disponibilizar a área, construir o prédio e oferecer a manutenção do atendimento. "As atividades que serão desenvolvidas serão o melhor exemplo de política pública para o idoso. O Centro Dia dará oportunidade ao idoso de não perder seu vínculo familiar, além de evitar internações", antecipa Clayton, destacando que "é importante olharmos cada vez mais para a população idosa que cresce constantemente no Estado de São Paulo".

"Esta iniciativa do Governo de Alckmin vem ao encontro da nossa política de assistência às pessoas mais necessitadas, neste caso aquelas com mais de 80 anos. Já possuímos programas voltados aos idosos do nosso município e este também irá contribuir com a melhoria das condições de vida dessas pessoas. A Secretaria de Desenvolvimento Social fará o trabalho de identificação de necessidades, com muita seriedade, para alcançarmos resultados positivos", completa o prefeito.

Ao longo do período de permanência no Centro Dia, os participantes do programa receberão diversos cuidados, começando pela alimentação. Além disso, os medicamentos, enviados pelos familiares, serão ministrados, conforme a orientação médica aos usuários. Os idosos receberão ainda cuidados com higiene pessoal, lazer, cultura e recreação, em atendimento integral e atividades de socialização e educativas.

Creche-Escola

Os recursos para a implantação da Creche Escola, de cerca de R$ 1, 5 milhão, virão do Estado, que também será responsável pelo projeto arquitetônico, obras e compra de equipamentos para o funcionamento da unidade. Segundo o prefeito Clayton Machado, a Creche-Escola terá capacidade para atender 150 crianças e contemplará um maior atendimento da demanda. "Nosso governo tem como meta ampliar o número de vagas em creches, frente à crescente demanda. Além desta nova unidade, aproveitei para solicitar mais uma unidade nos mesmos moldes", conta.

O secretário de Educação, Danilo Sorroce, informou ainda que caberá à Prefeitura destinar a área e, posteriormente, destinar os servidores públicos para o atendimento. "Acreditamos que em torno de 18 meses a Creche Escola deverá estar instalada". Lançado em setembro de 2011, o Creche Escola, tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. Entre 2011 e 2012, 425 municípios aderiram ao programa, cuja meta do Estado é implantar, até 2014, mil creches completas.

Crédito: Rodolfo Soares / PMV