25 MAR 2013
DAEV propõe ações para consumo consciente de água

Há 21 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 22 de março como o Dia Mundial da Água. A data foi criada para promover uma reflexão anual sobre os assuntos relacionados a este recurso natural, que é essencial para a vida e para o desenvolvimento socioeconômico. O DAEV - Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos propõe uma série de ações para o uso racional da água.

A demanda pela água tem crescido rapidamente e, por se tratar de um recurso limitado e distribuído de maneira desigual no tempo e no espaço, sua busca agrava pela desenfreada urbanização, pela poluição e alterações climáticas. O recurso é necessário para atender aos mais diversos tipos de necessidades humanas, que vão desde a utilização doméstica até a produção de alimentos, geração de energia e produção industrial.

A ONU declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água e vinculou a data às comemorações do Dia Mundial da Água com o objetivo sensibilizar as pessoas sobre os potenciais da cooperação pela água e seus desafios, promover o diálogo e incentivar soluções inovadoras que favoreçam a cooperação pela água.

A água é e deve ser compartilhada e isso abre oportunidades para a cooperação entre seus usuários. Essa cooperação pode ser de diversas formas, como o compartilhamento em regiões de fronteiras, com a divisão da água de bacias e aquíferos acontece entre duas ou mais regiões; a cooperação com a troca de informações, dados e conhecimentos; cooperação técnica e financeira. Somente a cooperação permitirá a gestão adequada dos nossos recursos hídricos e garantir o acesso a todos.

A razão da preocupação com a água é pertinente, embora o planeta tenha cerca de 70% da superfície coberta por ela, tem muito a ver com sua disponibilidade ao consumo e sua potabilidade. Há técnicas que transformam água imprópria para o consumo em água potável, mas o custo é elevado, o que torna a água um recurso infinito, porém limitado. Assim, é fundamental proteger os mananciais e combater o desperdício.

A iniciativa da ONU pretende promover o debate sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural que vem sendo contaminado, poluído e degradado pela ação predatória do homem. Cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é própria para o consumo.

O Brasil é um país privilegiado com relação à água, mas de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 81% da população têm acesso a este recurso. Pode parecer muito, mas se considerarmos a água essencial para a vida, significa que 19% dos brasileiros, ou cerca de 36 milhões de pessoas, ainda sobrevivem sem água.

Valinhos – Na nossa cidade, a situação é diferente. O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) trata mais de 31 milhões de litros de água por dia e fornece 95% de água tratada para a população; 90% dos domicílios são atendidos pela rede de esgoto e 100% do esgoto coletado são tratados.

O tema é delicado e exige de atenção especial. Com gestos simples é possível contribuir para economizar água. O DAEV está fazendo a sua parte. Um sistema informatizado controla o volume de água que chega e sai dos reservatórios e uma variação da média no fornecimento desperta a atenção das equipes, que podem detectar vazamentos na rede. O software analisa em tempo real o nível dos reservatórios, para evitar que transbordem. A prevenção vai mais além, com a troca planejada de tubulações mais antigas e controle dos micromedidores.

Mananciais – A água distribuída em Valinhos vem da Bacia dos córregos Bom Jardim e Iguatemi, das barragens Moinho Velho, Santana do Cuiabano e das Figueiras, de poços profundos e do rio Atibaia, por meio de bombas de sucção até a Estação de Tratamento de Água II, no bairro Pinheirão.

Faça sua parte – Cada um de nós pode, e deve, contribuir para preservar a água. Cuidados simples evitam o desperdício e ajudam no uso correto do recurso.

Verifique a conta de água e chame um encanador ao observar uma diferença no consumo.

• Uma torneira pingando joga no ralo 45 litros de água por dia.
  • Um chuveiro ligado por 15 minutos consome 120 litros. Banhos rápidos também economizam energia.
  • Uma válvula de descarga lança até 20 litros de água em um único aperto.
  • Manter a torneira aberta ao escovar os dentes gasta até 25 litros. Primeiro escove e depois abra a torneira.
  • Lavar a louça com a torneira aberta o tempo todo desperdiça até 105 litros. Passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma vez.
  • Lavar o carro com a mangueira gasta até 560 litros em 30 minutos. Use um balde.
  • Utilize a máquina de lavar roupas e louça somente quando estiverem com a capacidade máxima.
  • Utilize a água devolvida pela máquina de lavar para limpar a calçada e economize até 250 litros.
  • Regar plantas gasta mais de 185 litros de água em 30 minutos. Guarde a água da chuva e regue sempre pela manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.
  • Ao limpar o aquário, use a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo faz muito bem para as plantas.
  • Não jogue lixo nas ruas. Ele pode contaminar rios e lagos da região.

Confira na tabela a seguir alguns números sobre a água em Valinhos:

Estação de Tratamento de Água I

Estação de Tratamento de Água II