25 MAR 2013
Cultura realiza últimos preparativos para nova produção da Paixão de Cristo

A nova equipe de produção e artes da encenação da Paixão de Cristo, formada pela Prefeitura de Valinhos, trabalha dia e noite a fim de apresentar nos próximos dias 28 e 29 um grande espetáculo teatral para contar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, de acordo com os relatos dos Evangelhos.

As duas apresentações serão realizadas às 20h30 no novo local escolhido pela Secretaria de Cultura: a área do palco principal do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini". Até o ano passado, a encenação era realizada atrás do Pavilhão Industrial.

"Aguardamos para os dois dias de apresentação um público de cerca de 10 mil pessoas. Para isso, as equipes que cuidam do elenco, da montagem e da trilha sonora, além de toda a direção artística do espetáculo, trabalham em ritmo acelerado para que tudo ocorra bem neste novo espetáculo", conta o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura.

Ainda conforme a Secretaria da Cultura, a entrada para o espetáculo, que é gratuita, será pelo portão de número 10 do Parque Municipal, atrás do Palco Principal, com acesso pela Avenida dos Esportes.

Melhor aproveitamento

Ventura destaca que a mudança de local se deve a um melhor aproveitamento de todo o espaço natural que envolve a nova área da apresentação. "O espaço escolhido, com aclive, tem tudo a ver com a nova proposta da encenação. Tem um paisagismo natural, bem arborizado e gramado, que dará ainda mais vivacidade e realismo às apresentações que contarão sobre a vida e morte de Jesus Cristo", diz Ventura.

"O cenário também está sendo ampliado e, dentro dos princípios de economia da nova administração municipal, é produzido pelos próprios funcionários da Secretária da Cultura, com o apoio da Secretária de Obras, e equipe da marcenaria do Almoxarifado Municipal", informa o secretário.

Novo diretor

Outro destaque na nova encenação é a participação especial de Antonio Stopiglia, o Tite. "Com 27 apresentações em seu currículo da Paixão de Cristo, o diretor Tite é um importante parceiro, com sua experiência, técnica e conhecimento, e vem para contribuir com a renovação deste tradicional evento", diz Ventura.

"A história em si é a mesma a ser contada, mas vamos oferecer novos detalhes, com adaptações que tornarão o espetáculo mais dinâmico e, sobretudo, teatral, voltando este ano a ter este formato", menciona Tite que diz se sentir honrado pelo convite e feliz em voltar a trabalhar em Valinhos com a Paixão de Cristo depois de 12 anos de ausência, mesmo tendo apresentado esta encenação neste período em outras cidades. Veja abaixo ilustração que mostra a sequência do espetáculo e respectivos cenários.

Obs: O módulo teatral apresentado na Paixão de Cristo de Valinhos 2013, está baseado no Evangelho de Lucas, com apoio de óbras literárias e pesquisas (Maior História de Todos os Tempos, de Fulton Hussler; A Sentença de Pilatos, de Kurt Speidel, roteiros de filmes épicos e escritos de Antonio Stopiglia. A peça tem caráter teatral, muito mais que religioso, onde é relatada parte da história da vida de Jesus e seu tempo.

crédito fotos: Rodolfo Soares / PMV

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024