25 MAR 2013
Procon deu cerca de 70 atendimentos em praça pública no Dia do Consumidor

O Procon de Valinhos atendeu cerca de 70 pessoas que passavam pelo Largo São Sebastião, no Centro, e aproveitaram para fazer consultas no último dia 15. O atendimento diferenciado, feito em uma tenda em praça pública pela equipe do órgão, foi uma ação da Prefeitura em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.

A tenda permaneceu no local das 9 às 18 horas e chamou a atenção de muitas pessoas que não conheciam de perto o trabalho do Procon. "Vi a tenda de longe e me aproximei para saber o que estava acontecendo e não tive dúvida, pois quando vi o atendimento tratei de tirar uma dúvida sobre o contrato de compra de um apartamento. Recebi orientações e levarei todos os documentos no Procon para serem melhor analisados", disse o funcionário público municipal, Sérgio Lopes, de 36 anos.

A ação foi definida pelo prefeito Clayton Machado e pela advogada Norma Fernanda Pontes Borin Garcia, nova diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais da Prefeitura que assumiu no início de janeiro.

"Foi uma experiência muito positiva estar ainda mais próximo da comunidade. Este é o primeiro passo de um projeto que nossa equipe pretende promover para tornar cada vez mais conhecido o nosso trabalho de defesa do consumidor", destacou Norma.

Além das consultas, foram distribuídos guias práticos sobre o Código de Defesa do Consumidor, cartilhas referentes às compras com cartões de crédito, de educação para o consumidor, inclusive um manual para noivos.

Aumento na demanda - O Procon de Valinhos registrou um aumento de 56,14% no número de atendimento aos consumidores nos dois primeiros meses do ano e nesta primeira quinzena de março, com o total de 979 casos contra 627 no mesmo período.

Entre as campeãs de reclamação estão as empresas de telefonia fixa e móvel, lojas que demoram na entrega dos produtos e montagem de móveis, e relacionadas a bancos, como cobranças indevidas de taxas e juros.

"Apesar do aumento desta demanda, conseguimos solucionar 90% das reclamações entre os consumidores e os fornecedores, e pretendemos por meio deste plano de metas de redução de demandas melhorar ainda mais este relacionamento", completa Norma.

O Procon de Valinhos funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Avenida dos Esportes, nº 303, no Centro, em frente ao Terminal Rodoviário.