21 MAR 2013
Comissão Organizadora repassa à Asserutil prêmios da Festa do Figo e Expogoiaba

A Comissão Organizadora da 64ª Festa do Figo e 19ª Expogoiaba de Valinhos fez nesta segunda-feira, dia 18, durante cerimônia no saguão da Prefeitura, o repasse à Asserutil (Associação das Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos) no valor de R$ 5.512,50, correspondente a 50% do total apurado com a venda dos números de rifas do concurso da rainha, já descontados os gastos com a organização do concurso para a escolha da rainha.

Na mesma oportunidade, foi ainda entregue à entidade o veículo zero quilômetro Ford Ká, um televisor LCD da marca Sansung e de 51 polegadas, e um notebook Acer, cujos números dos três prêmios da promoção, sorteados pela Loteria Federal, não foram vendidos, sendo os mesmos repassados à Asserutil conforme previa o regulamento do sorteio em caso da não efetivação da venda dos bilhetes.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Clayton Machado e do vice, Luiz Mayr Neto, da presidente da Comissão organizadora da Festa, Norma Fernanda Pontes Borin Garcia, do presidente da Asserutil Edilson Bruscalin e representantes da entidade, além dos vereadores Kiko Belone e Edson Batista (ambos PSDB) e do pastor Anips Spina e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.

Ainda durante o evento foram contemplados com um voucher de viagens no valor de R$ 1.800,00, o Grupo Fraterno Amor e Caridade, entidade ligada a Asserutil e que mais vendeu números de rifas (300 cupons); Renata Teixeira, candidata do concurso da rainha que representou a Associação dos Muladeiros e que também mais vendeu números (350); além da rainha eleita, Joyce Lima de Oliveira.

Valorização do trabalho voluntário

O prefeito Clayton Machado em seu discurso enalteceu o trabalho das entidades durante a festa e a importância delas para o sucesso do evento. Também aproveitou a oportunidade para pedir novamente a dedicação e envolvimento de todas para a próxima edição do evento, em 2014 - a 65ª Festa do Figo e 20ª Expogoiaba.

"A nossa maior preocupação foi realizar uma festa renovada, com qualidade, maior infraestrutura e grandes shows para que todos saíssem ganhando e principalmente para trazer de volta ao evento a família valinhense. Ao mesmo tempo foi possível valorizar ainda mais a participação das entidades ligadas à Asserutil e dos agricultores que também foram beneficiados, assim como a Associação do Clube de Mães, que puderam gerar renda com as vendas sem que para isso tivessem que arcar com custos para participar do evento", disse o prefeito.

Ele exemplificou o que disse com a grande evolução da participação da Asserutil que obteve um aumento de 47% na receita líquida conquistada com o trabalho voluntário das entidades no espaço para a venda de lanches, conhecida como "Barraca da Calabresa", e na área destinada para o estacionamento de veículos.

Segundo dados da Comissão Organizadora da Festa, em 2012 a receita bruta com a realização dos dois serviços feitos pela Asserutil foi de cerca de R$ 170 mil contra R$ 220 mil este ano. Já a receita líquida passou de R$ 120 mil na edição de 2012 para R$ 176.620,60, um crescimento de 47%.

Neste caso, a entidade repassou às 16 entidades participantes em 2012 o equivalente a R$ 7.500,00 para cada uma delas. Este ano, o repasse para cada uma foi superior mesmo com o aumento para 17 do número de entidades participantes, no valor de R$ 10.389,45.

Isto sem contar, segundo a Comissão Organizadora, o valor agregado de cerca de R$ 35 mil (referentes a doação do carro, televisor e notebook, além dos R$ 5.512,50 referentes a 50% da venda das rifas) e que somados ao total bruto arrecadado (R$ 220 mil) chega a R$ 255mil.

"Haverá uma avaliação por parte da diretoria executiva e do conselho da Asserutil para decidirmos quanto à destinação dos prêmios a fim de que os mesmos se revertam em maior benefício das entidades", disse o presidente Edilson Bruscalin.

Agradecimento

"Mais uma vez agradecemos o apoio da Comissão Organizadora e do prefeito Clayton para a participação da Asserutil no evento e especialmente pela qualidade da nova festa. Visando este crescimento a Associação, juntamente com as 17 entidades participantes, buscou investir na qualidade do atendimento, tanto na barraca como no estacionamento, com a participação de mais voluntários. Este aumento na arrecadação, assim como a doação dos prêmios e repasse do valor da rifa, muito contribui para o crescimento das nossas entidades", afirmou o presidente da Asserutil.

Conheça abaixo as entidades que foram beneficiadas com o repasse no valor de R$ 10.389,45:

Associação Complete Vida

Casa da Criança e do Adolescente