21 MAR 2013
Prefeito Clayton cobra ação do Estado contra falta de vagas em UTIs neonatal

O prefeito de Valinhos Clayton Machado cobrou do Governo do Estado uma solução para o problema de falta de vagas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. Em reunião com o Secretário de Estado de Saúde, Giovanni Guido Cerri, e prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Clayton salientou que, embora a Unicamp seja referência para esse atendimento, periodicamente o município recebe comunicado para que não sejam encaminhadas gestantes de alto risco em razão da falta de vagas na UTI neonatal.

A reunião foi realizada na Secretaria de Saúde do Estado, no último dia 12, com o objetivo de discutir de forma regional problemas relacionados à área da Saúde. O Secretário Estadual da Saúde apresentou os projetos direcionados pelo Estado aos municípios para a área da saúde que, segundo ele, é um dos temas de maior desafio aos prefeitos.

"Sabemos que as prefeituras gastam acima do limite estipulado por lei na área da saúde. Temos trabalhado, inclusive, com ações e alternativas para as situações das Santas Casas. E, ainda, em breve, vamos entregar um novo hospital estadual para a região, que estará localizado na cidade de Jundiaí", comentou o secretário.

A diretora regional de Saúde, Márcia Bevilacqua, comentou também sobre os investimentos do Estado para a criação de um Complexo Regulador de vagas de leitos de hospitais que será instalado no prédio da Procuradoria do Estado para cuidar, também, da movimentação dos pacientes de urgência dentro das redes municipais de Saúde e do gerenciamento de consultas especializadas para pacientes da capital e do interior. Márcia reforçou a importância do entendimento metropolitano para encontrar soluções para as ações na área da saúde.