08 MAR 2013
Campeonatos de Futebol Amador valorizam atletas valinhenses

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer divulgou detalhes sobre o regulamento dos campeonatos de Futebol Amador das Primeira e Segunda Divisões. Entre as novidades, destacam-se os critérios de inscrições que valorizam os valinhenses e que residem na cidade, assim como a necessidade de recadastramento de todos os atletas que já participaram e pretendem competir este ano.

"Estamos trabalhando com total transparência e diálogo com as equipes participantes. O sucesso dos torneios só será possível com a valorização das equipes e com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer. Temos a certeza de que faremos um dos melhores campeonatos da história de Valinhos", afirma o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Rogério Oliveira Sabioni, o Periquito.

Os detalhes do Campeonato da Primeira Divisão foram entregues aos dirigentes e atletas em reunião realizada no final do mês passado no Pavilhão de Exposição de Frutas da Festa do Figo e que contou com a participação do diretor de Departamento de Esportes, Adriano Costa Vitorino; do diretor de Divisão de Eventos Esportivos, Nelson Palmeira; e de representantes de 12 equipes.

Entre as novidades, ficou estabelecido que atletas e dirigentes devem entregar documento de vínculo, residencial ou de trabalho, com data anterior a 3 de outubro de 2012 e outro comprovante de março de 2013, juntamente com o Formulário de Inscrição da Equipe.

Os atletas que não entregarem o documento de vínculo atualizado não estarão legalizados para participar do Campeonato (detalhes do regulamento no site valinhos.sp.gov.br ). A próxima reunião está marcada para 8 de abril, às 19h30, no Pavilhão de Exposições de Frutas da Festa do Figo.

As inscrições de equipes e de atletas terminam em 1º de abril. Permanece inalterado o sistema de disputa, com fases de classificação, semifinal e final, assim como o rebaixamento e acesso para a Primeira Divisão em 2014.

A abertura do torneio, dia 14 de abril, às 9h30, terá um jogo festivo na abertura no dia 14 de abril, no Campo do Bom Retiro (Estádio Eugênio Franceschini), e contará com a participação do atual campeão da 1ª Divisão (S.C. União). A primeira rodada da Primeira Divisão será dia 21 de abril.

Segunda Divisão - As inscrições para a Segunda Divisão podem ser feitas até o dia 5 de abril. A próxima reunião com dirigentes e atletas acontece no dia 15 de abril, às 19h30, no Pavilhão de Exposições de Frutas da Festa do Figo. Assim como na Primeira Divisão, todos os atletas e dirigentes devem se recadastrar.

Em relação ao sistema de disputa, na fase de classificação, em turno único, serão formados dois grupos com oito equipes cada. O sorteio será realizado dia 15 de abril. Classificam-se para a etapa seguinte os quatros primeiros colocados de cada grupo.

Na segunda fase, também em turno único, as equipes jogam entre si em seus respectivos grupos e os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal. Os vencedores disputam a final e garantem o acesso à Primeira Divisão em 2014.