08 MAR 2013
Na Semana da Mulher, nasce Lara em parto de emergência no CAUE

Acontecimento de forte emoção marcou a Semana da Mulher de 2013 em Valinhos. Na quarta-feira, dia 6, nasceu a pequena Lara Aguetoni Bernardo, em parto emergencial realizado no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades).

A mãe, Elisa Aparecida Sutana Aguetoni, de 25 anos, moradora no bairro São Cristóvão, disse que só tem elogios para o atendimento que recebeu. "Foi excelente. Não tenho do que reclamar".

Elisa chegou ao CAUE por volta das 9h00, com muita dor, já em fase expulsiva do bebê. Segundo a diretora de Assistência à Saúde, Yara Cazita Gambini, não havia tempo para encaminhá-la para a Santa Casa.

Segundo Elisa, "quase que a criança nasce no carro". "Foi uma correria. Eu já estava tendo contrações fortes. Estava desesperada, com todas as dores do parto", contou.

A diretora explicou que foram mobilizados, em caráter de urgência, os ginecologistas e pediatras, além da equipe de enfermagem. "Acreditamos ter montado uma infraestrutura excelente".

Segundo Yara, tudo correu bem. "Foi um parto rápido. A mãe colaborou muito. Foi emocionante. Logo após o parto, Lara já foi colocada para mamar", contou a diretora. Lara nasceu pesando 3.115 kg e medindo 47 centímetros.

O nascimento movimentou toda a equipe da unidade e foi motivo de grande alegria para todos os profissionais do pronto atendimento, que estão mais acostumados a lidar no dia-a-dia, com doenças e até morte.

A secretária da Saúde, Cristina Fiore, fez questão de estar presente para dar apoio e parabenizar toda a equipe do CAUE, pelo entusiasmo, competência e sensibilidade com que se envolveram no parto.

Elisa é casada com Victor Hugo Bernardo e tem um filho, Vitor, de sete anos.