07 MAR 2013
Projeto Aqua Mundo do Instituto EPTV fica no Pq. Municipal até esta 6ª feira

Alunos do 6º ano das redes municipal e particular, além da população em geral, estão tendo a oportunidade de ter uma aula interativa sobre meio ambiente no caminhão-escola do projeto Aqua Mundo que fica estacionado no Parque Municipal até esta sexta-feira, dia 8.

A atividade é desenvolvida pelo Instituto EPTV, com o apoio da Prefeitura de Valinhos, atendendo solicitação do prefeito Clayton Machado. Para o público em geral, o horário de funcionamento é das 19 às 21 horas. A entrada é franca.

Através de informações sobre a água e o meio ambiente é possível aprender, de maneira interativa, como fazer coleta seletiva, evitar a poluição, conhecer os seres vivos que habitam a água e vários outros assuntos correlacionados.

O aluno Gabriel Ragazzi, de 12 anos, da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Jorge Bierrembach de Castro, do Parque das Colinas, visitou a carreta na última terça-feira, dia 5, e achou tudo "muito legal". Ele contou que ficou impressionado de ver no microscópio fitoplâncton e microalgas. Ragazzi disse que a mensagem que ficou foi que "é importante cuidar do planeta, separando o lixo, não poluindo os rios".

A aluna Gabriela Aparecida Vieira de Araújo, da mesma escola, também adorou o programa. O que mais chamou a atenção dela foi o aquário virtual, sensível ao toque, com imagens aquáticas reais feitas em Bonito (MS). "Temos que cuidar da natureza, senão o planeta vai acabar", disse.

A coordenadora pedagógica da escola, Wanda Ribeiro, destacou que o projeto é enriquecedor e aborda temas que fazem parte do conteúdo pedagógico do 6º ano. "Os jogos interativos e as atividades diferenciadas enriquecem o conteúdo abordado pelo professor em sala de aula. Brincando com os jogos os alunos tomam mais conhecimento e se sensibilizam em relação ao tema, passando a cobrar inclusive novas posturas dos pais e familiares", explicou.

No desenvolvimento do projeto Aqua Mundo, o Instituto EPTV contou com a consultoria do Instituto Internacional de Ecologia, dirigido pelo renomado professor e pesquisador José Galizia Tundizi. Patrocinam as atividades e a programação itinerante do caminhão, bem como os materiais didáticos empregados nos eventos e os monitores contratados, as empresas Foz do Brasil (Grupo Odebrecht), Transportadora Americana, EPTV e Sabesp.

crédito foto: Rodolfo Soares/ PMV