07 MAR 2013
Bailarinos valinhenses representarão a América do Sul em campeonato nos EUA

O prefeito Clayton Machado recebeu nesta segunda-feira, dia 4, os bailarinos valinhenses Laura Veronezi (13 anos), e Maximilian Von Siegert (21). Ambos, juntamente com mais dois bailarinos da cidade, Carolin Von Siegert (19), e Laís Laredo (17), e outros jovens da região que também estudam na Academia "Banana Brodway", de Campinas, representarão, pela primeira vez, um país da América do Sul no maior campeonato mundial de dança irlandesa, o World Irish Dancing Championships, no próximo dia 29, em Boston, nos Estados Unidos.

Clayton, que se mostrou curioso pelo estilo de dança, parabenizou os valinhenses e disse que representar a América do Sul e levar o nome do Brasil ao grande campeonato já é uma conquista elogiável. "Fico muito contente de saber que nossos jovens de Valinhos integram este grupo que já é vitorioso pela conquista de competir lá fora e aproveito para convidá-los a se apresentarem aqui na cidade, em eventos com apoio da Prefeitura", falou.

Laura e Maximilian estavam acompanhados da coreógrafa e diretora da academia, Fernanda Faez, licenciada pela An Coimisium le Rinci Gaelacha para conduzir um trabalho formal de implantação e popularização da dança irlandesa no Brasil. "Recebemos o convite para participar da competição e isto é uma grande conquista, pois compara-se a um processo como uma Copa do Mundo, quando há várias seletivas antes do mundial", contou.

Na competição, será apresentada a coreografia "Pulsação", que celebra o encontro das culturas brasileira e irlandesa, misturando elementos do samba, como a figura da porta-bandeira e mestre-sala e um belo figurino irlandês. "Mostra a evolução histórica da dança irlandesa, desde a Irlanda antiga e o surgimento do Riverdance, até sua chegada ao Brasil", destaca Fernanda.

Felizes

Os dois jovens agradeceram a recepção do prefeito Clayton e contaram que estão ansiosos e empolgados em participar da competição. "Comecei dançando sapateado americano na academia e lá conheci a dança irlandesa. Me apaixonei e agora mal posso esperar para me apresentar", disse Laura. "Pra mim ainda não caiu a ficha, estar em um festival deste nível. Mas espero que tudo saia bem. Já somos vencedores", disse Maximilian que também iniciou no sapateado americano.

Apoio

Para tornar realidade o sonho de competir representando a América do Sul, o grupo tem feito uma maratona para conseguir recursos junto às iniciativas pública e privada para a viagem e os diversos custos envolvidos, como figurinos, cenários, hospedagem e alimentação.

"Fizemos uma fanpage no Facebook com artigos para venda, como cadernos, adesivos e canecas com motivos irlandeses, pois são necessários de R$ 70 mil a R$ 100 mil para levar o grupo completo, formado por 20 bailarinos das cidades de Valinhos, Vinhedo, São Paulo, Campinas e Sorocaba, além de quatro membros da equipe técnica", explicou a responsável pela academia.