28 FEV 2013
Gabinete Regional vai integrar forças de segurança pública, avalia prefeito de Valinhos

"Uma importante iniciativa para combater o crime na RMC de forma integrada, com planejamento conjunto das Secretarias de Desenvolvimento Metropolitano e de Segurança Pública, e colaboração dos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas". Foi com esta frase que o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, destacou a criação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região de Campinas (GAMESP), oficializada na quarta-feira, dia 27.

O secretário de Defesa do Cidadão da Prefeitura de Valinhos, dr. Ederson Marcelo Valêncio, esteve presente à cerimônia que oficializou o GAMESP. Para Valêncio, a criação do gabinete vai ao encontro da política de integração com as forças policiais da cidade e os municípios da região defendida pelo prefeito de Valinhos. As polícias Civil, Militar e Federal, com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário local, com atuação nas áreas criminal e da infância e juventude, também terão participação decisiva nos trabalhos.

O secretário de Defesa de Valinhos também informou que, com o GAMESP, os municípios devem buscar a criação de seus próprios gabinetes de gestão integrada. "A criação do gabinete municipal é uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça para que os municípios possam estabelecer convênios com a União. O prefeito já determinou a elaboração de projeto de lei para a criação deste gabinete que será, em breve, encaminhado para aprovação da Câmara Municipal", completou.

Saiba mais

O GAMESP nasce com o objetivo de integrar ações necessárias à prevenção, repreensão e redução do crime e da violência na RMC. A atuação do gabinete será efetiva através de monitoramento e mapeamento da criminalidade, do cruzamento de informações das polícias civil, militar e da Guarda Municipal aos demais bancos de dados regionais.

Além de oferecer subsídios à elaboração de planos estratégicos para o combate à violência na RMC, o GAMESP visa promover a implantação e fazer o acompanhamento de programas e ações sócio-culturais, educacionais, esportivos e de lazer, que sejam de interesse para uma atuação institucional do Estado na área da segurança pública da Região.

As ações serão apoiadas pelo trabalho de integração metropolitana realizado pela AGEMCAMP (Agência Metropolitana de Campinas) e coordenadas pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Metropolitano e da Segurança Pública; Conselhos Municipais de Segurança dos 19 municípios que integram a RMC, Comando de Policiamento do Interior – 2 (CPI– 2), da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo -Interior – 2 (DEINTER-2), da Polícia Civil do Estado de São Paulo; Diretoria Regional da Secretaria de Assistência; Delegacia da Polícia Federal na Região; membros da Secretaria Estadual da Educação, da Secretaria Estadual da Cultura e também do Ministério Público e do Poder Judiciário local, com atuação nas áreas criminal e da infância e juventude.