28 FEV 2013
Pela 1ª vez, Valinhos sediará abertura do Campeonato Paulista de Taekwondo

Apreciadores de artes marciais terão a oportunidade de ver de perto lutas envolvendo campeões brasileiros de Taekwondo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, traz pela primeira vez a Valinhos a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Taekwondo (Edição 2013).

A competição será realizada neste domingo, dia 3, das 8 às 18 horas, no ginásio de esportes do Parque Municipal, com a participação de 500 atletas de todo o Estado de São Paulo, entre eles 50 campeões brasileiros. Será o primeiro evento do ano da Federação Paulista de Taekwondo, a maior entidade estadual do Brasil nesta modalidade.

"Com a realização dessa competição, nossa proposta é divulgar esta modalidade, que vem ganhando grande repercussão, e, assim, atrairmos novos alunos para as nossas Escolas de Iniciação Esportiva, como parte da proposta da nova Administração de ampliar as práticas esportivas no município", destacou o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Rogério Oliveira Sabioni.

Valinhos estará representada pela equipe da Secretaria de Esportes e Lazer, treinada pelo atleta Joaquim Teixeira. Entre os participantes estão André Estevão, campeão Paulista em 2012 e da Copa América 2013; e Cristiano Rogério, vice-campeão da Copa América 2013.

Seleção paulista - Este ano o campeonato paulista de Taekwondo será disputado em quatro etapas. Todas serão seletivas para escolher os atletas que irão compor a seleção Paulista para representar nosso estado no Campeonato Brasileiro de 2013, nos dias 7 e 8 de setembro.

Além disso, a Federação vai selecionar seis atletas para participar de um evento internacional na Coréia do Sul, país de origem da modalidade e potencia mundial deste esporte.

Saiba mais - Taekwondo é uma arte marcial que foi criada pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 foram disputadas quatro categorias (masculino e feminino): peso-mosca, peso leve, peso médio e peso pesado. O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Em coreano, a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

Assim como em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos "geups" e "dans". Cada "geup" corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Uma luta de taekwondo entre faixas-preta ocorre em três rounds de três minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de dois a três rounds, também de três minutos cada.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024