28 FEV 2013
Valinhos recebe carreta do projeto Aqua Mundo do Instituto EPTV

Com apoio da Prefeitura, o Instituto EPTV trará para Valinhos na próxima semana o projeto Aqua Mundo, uma iniciativa de caráter ambiental para estudantes e população em geral. O caminhão-escola do projeto, equipado com recursos didáticos em multimídia, estará estacionado nas dependências do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini" de segunda-feira, dia 4, até sexta-feira, dia 8.

A vinda do projeto para Valinhos atende solicitação feita pelo prefeito Clayton Machado à diretoria da EPTV. De acordo com a gerente executiva do Instituto EPTV, Livia Lucas, a expectativa é de que o Aqua Mundo atinja perto de 2 mil pessoas entre estudantes e população em geral do município.

Dentro da carreta, com 15 metros de comprimento, os visitantes vão poder aprender um pouco mais sobre bacia hidrográfica, água, biodiversidade e economia solidária. Após o contato com o projeto, o intuito é que as pessoas possam levantar questionamentos sobre como melhorar o lugar onde vive e como economizar água.

Através de informações sobre a água e o meio ambiente é possível aprender, de maneira interativa, como fazer coleta seletiva, evitar a poluição, conhecer os seres vivos que habitam a água e vários outros assuntos correlacionados.

O foco é direcionado para os estudantes de 6ª série. Segundo a Secretaria da Educação, pela rede municipal de ensino 750 alunos vão participar do projeto, além de alunos de Educação de Jovens e Adultos, no período noturno. Também foram convidados alunos da rede estadual e particular. Já o público em geral pode participar no horário das 19 às 21 horas. A entrada é franca.

Responsabilidade

O programa evidencia o benefício de cuidar com responsabilidade da água e aponta caminhos para assuntos como desperdício, contaminação, poluição, reciclagem, precificação e otimização no uso agrícola ou industrial, extração, tratamento, distribuição, prevenção de doenças, ocupação do solo, desmatamentos, queimadas, desassoreamento de rios, entre outros.

O projeto Aqua Mundo pretende implantar a consciência de que para a preservação da água, a educação ambiental é decisiva. É através dela que os cidadãos e consumidores passarão a enxergar seus direitos e deveres com relação à água e farão o regate à cidadania assumindo a proteção do meio ambiente que está diretamente ligado a manutenção da qualidade de vida dos seres humanos.

Por meio da ação participativa, o intuito é resgatar as interações da população com o sistema natural dando suporte para que os mesmos tenham percepção do ambiente urbano a partir do entorno. Os temas abordados darão suporte para a motivação da comunidade, mobilização e efeito multiplicador através da conscientização, informação/boas práticas, engajamento e difusão, além de contribuir com a educação para a ciência da população.

Organização

O Instituto EPTV é uma entidade sem fins lucrativos focalizada em ações educativas e socioambientais. É mantido pela EPTV, emissora afiliada da Rede Globo nas regiões paulistas de Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto e na mineira Varginha.

No desenvolvimento do projeto Aqua Mundo, o Instituto EPTV contou com a consultoria do Instituto Internacional de Ecologia, dirigido pelo renomado professor e pesquisador José Galizia Tundizi. Patrocinam as atividades e a programação itinerante do caminhão, bem como os materiais didáticos empregados nos eventos e os monitores contratados, as empresas Foz do Brasil (Grupo Odebrecht), Transportadora Americana, EPTV e Sabesp.