28 FEV 2013
Prefeitura paralisa atividade de creche conveniada em 2012 e exige regularização

A Prefeitura de Valinhos paralisará a partir de segunda-feira, dia 04, por um prazo estimado de 60 dias, o funcionamento da creche conveniada "Conhecer Escola de Educação Infantil", instalada na Avenida Independência, 2034, na Vila Pagano. Todas as 100 crianças atendidas pelo convênio serão remanejadas para outras creches municipais.

Relatório da Secretaria Municipal da Educação, do dia 30 de janeiro, elencou 10 pontos que a Creche Conhecer precisava adequar. Laudo de inspeção da Vigilância Sanitária, do dia 19 de fevereiro, concluiu que a estrutura física predial "não apresenta condições adequadas e satisfatórias, portanto, a Vigilância conclui que a creche deverá cessar suas atividades até que promova as devidas adequações e regularizações nos órgãos competentes".

Segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, o convênio com a creche foi anunciado pela gestão anterior, durante o período eleitoral de 2012. O convênio foi assinado apesar de a instituição contratada pela Prefeitura não possuir cadastro e licença dos órgãos competentes. "A preocupação da nova Administração Municipal com a paralisação das atividades é garantir a segurança dos serviços prestados pela unidade, que atende 100 crianças, com idade até três anos e onze meses", afirmou Sorroce.

Os pais dos alunos atendidos pela creche foram comunicados sobre a paralisação do funcionamento nesta quarta-feira, dia 27, em reunião com o secretário da Educação. Durante reunião realizada no Pavilhão "Vitório Bissotto", no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Naredini", Danilo Sorroce informou que todas as crianças serão remanejadas para outras creches municipais, tendo como critério principal a proximidade com suas moradias.

Lisandra Souza, 42 anos, avó de uma criança de dois anos atendida pela unidade desde novembro aprovou a iniciativa da nova Administração Municipal. "É correto, para que o prédio venha a oferecer mais segurança para nossas crianças", disse ressaltando que chegou a fazer uma reclamação para a gestão anterior com relação às inadequações do prédio. "Eles colocaram para funcionar um prédio que não estava adaptado. Não tinha sanitário infantil, chuveiro e cheguei até a presenciar um alagamento na escola".

Michele Rosana Gonçalves, 24 anos, mãe de um menino de 10 meses, que está na creche desde o dia 18 também concorda que a paralisação "é a melhor atitude a ser tomada nesse momento. Vai ser um pouco complicado, porque meu filho acabou de passar pelo processo de adaptação e vai ter que começar outro em outra creche, mas, se é para o bem de todas as crianças, tudo bem".

Compromisso – Na terça-feira, dia 26, o secretário da Educação, Danilo Sorroce, se reuniu com os mantenedores da unidade, que se comprometeram a atender as exigências legais dentro do prazo previsto (60 dias). Representantes da Creche Conhecer também participaram do encontro do secretário municipal da Educação com pais de alunos na manhã desta quarta-feira.