28 FEV 2013
Conselho Municipal promove comemoração especial pelo Dia Internacional da Mulher

Para marcar as comemorações ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Valinhos promoverá ampla programação, que terá início no próximo dia 4, segunda-feira, e prosseguirá até o dia 9, sábado. Segundo a presidente do órgão, Cecília Carvalho, além de festejar a data, a 7ª Semana da Mulher Valinhense tem por objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual.

"O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe, um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher", destacou a presidente, ressaltando que mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência doméstica, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. "Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história".

A organização da 7ª Semana da Mulher Valinhense conta com a participação da Câmara Municipal, Fundo Social de Solidariedade, Grupo Rosa e Amor e Associação dos Clubes de Mães e apoio da Prefeitura de Valinhos. A programação terá uma ampla agenda de atividades, incluindo palestras, exposição de arte, sarau, caminhada, exames de saúde e outras.

Cecília Carvalho destaca que a Semana da Mulher será um dos eventos mais importantes da agenda do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher deste ano. A presidente convida a todos a participar das programações.

Saiba mais - No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Conquistas

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história damulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Dia 04 – SEGUNDA FEIRA

Palestra: "Climatério"

Palestrante: Dra. Thaísa Guedes Bortoletto

Local: Centro de Convivência do Idoso

Sessão Solene de Abertura da 7ª Semana da Mulher Valinhense

Exposição de Artes – Salão de Vidro

Palestra: “A consequência do Tráfico de Mulheres”

Palestrante: Fabiana Ferreira

Local:    Câmara Municipal de Valinhos

Dia 05 - TERÇA-FEIRA

Palestra: “Vivenciando os estímulos”

Palestrante: Silvia Camila Marchiore Ciocca Sales

Local: Sede do Clube de Mães - Parque Municipal da Festa do Figo

Dia 06 - QUARTA-FEIRA

Tema  “Mulher um toque de suavidade e força”

Teatro Lumax Produções

Local: Centro de Convivência do Idoso

Entrega da Medalha Sarah Kubitschek

Local: Câmara Municipal de Valinhos

Dia 07 – QUINTA FEIRA

Palestra: “Lei Maria da Penha”

Palestrante: Dra. Maria Aparecida Pallotta

Local: Sede do Grupo Rosa e Amor

Dia 08 – SEXTA FEIRA

Palestra: “Motivação”

Local: Paço Municipal – Prefeitura Municipal de Valinhos

Sarau – Apresentações musicais, prosa e poesia.

Local: Câmara Municipal de Valinhos

Dia 09 – SÁBADO

Caminhada da Mulher

Local: CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) “Ayrton Senna da Silva”