28 FEV 2013
Definidos os detalhes do campeonato Amador

Na primeira reunião de preparativos para o Campeonato Valinhense de Futebol Amador (1ª Divisão - Edição 2013), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, anunciou uma série de novidades, visando ao aperfeiçoamento do regulamento e da competição.

A reunião foi realizada na segunda-feira, dia 25, no pavilhão de exposição de frutas do Parque Municipal, com a presença do secretário de Esportes, Paulo Rogério Oliveira Sabioni; do diretor de Departamento de Esportes, Adriano Costa Vitorino; do diretor de Divisão de Eventos Esportivos, Nelson Palmeira, e dos representantes das 12 equipes.

O secretário Sabioni destacou a preocupação da nova Administração com a valorização da área esportiva do município em todas as modalidades. Na Edição 2013, participam do Campeonato Amador, entre 1ª e 2ª Divisão, 28 equipes e 600 atletas.

Novidades - Dentre as novidades, destacam-se as que se referem às inscrições e ao regulamento do campeonato, como definição de prazo dos recursos para impugnação das inscrições dos atletas, assim como a carência de seis meses do vínculo do atleta com o município. "O objetivo é dar maior credibilidade à competição", explicou Sabioni.

Com a proposta de movimentar e envolver a comunidade, a Secretaria de Esportes e Lazer lançará um concurso para a musa do Campeonato Amador 2013. Cada time da 1ª Divisão poderá inscrever uma candidata, cujo único critério é ser maior de idade. A votação será realizada por meio da fanpage do Facebook da Secretaria de Esportes e Lazer.

No encerramento do campeonato será promovido um coquetel em que serão premiados os destaques do campo esportivo, bem como a musa vencedora do concurso municipal. "A realização dessa solenidade de premiação é uma forma de valorizarmos ainda mais esse tradicional campeonato da cidade", explicou Sabioni.

Jogo festivo - O secretário ainda informou que o campeonato será aberto no dia 14 de abril com um Jogo Festivo, às 9h30, no Campo do Bom Retiro "Estádio Eugênio Franceschini", com a participação do atual Campeão da 1ª Divisão, S.C. União, e um time profissional da categoria sub-20.

O ingresso será um quilo de alimento não perecível, que será revertido para o Fundo Social de Solidariedade. Os pontos de troca de ingresso serão divulgados posteriormente. Já a primeira rodada do campeonato será realizada no dia 21 de abril. Foi mantido o sistema de disputa (Fase de Classificação, Fase Semifinal e Fase Final), assim como o rebaixamento e acesso para a 1ª Divisão – 2014.

As equipes participantes da 1ª Divisão/2013 são: Sport Club União (Campeão da 1a Divisão 2012), São Luis FC (Vice Campeão da 1a Divisão 2012), ADC Rigesa, AA São Marcos, Cerâmica Motta FC/Bolas Corner, GRU Jardim Pinheiros/Future Tintas, EC São Sebastião, ADC Barduchi, São Pedro FC, Cruzeiro EC, Grêmio Vila Unida (Campeão da 2ª Divisão 2012) e EC São Bento "A"(Vice Campeão da 2ª Divisão 2012).

As inscrições das equipes no campeonato, segundo Sabioni, também terão caráter social. Os times deverão fazer a doação de quatro caixas de leite longa vida, que serão destinadas para o Fundo Social de Solidariedade.

2ª Divisão - Já o encontro com os representantes dos 16 times da 2ª divisão será nesta quarta-feira, dia 27, no mesmo horário e local. Participam desta divisão: EC Jurema "A", Águia Futebol, Parque Portugal FC/Fluminense, Independente Foot Ball, Fazenda Sant'Anna FC, E.C. Jurema "B", Veneza FC, A. Esportes Palmeirinha, Deportivo Azurra/Borracharia Purguinha, Jurema Amigos FC, SE Ponte Preta/GRU Jardim Pinheiros, CA Valinhense, ADC Rigesa "B", EC São Bento "B", EC Jurema "C" e CC Vale Verde.