27 FEV 2013
Prefeitura de Valinhos oferece cursos de alfabetização de adultos nos CRAS

As pessoas com idade a partir dos 30 anos que não frequentaram a escola têm a oportunidade de iniciar os primeiros contatos com a leitura e a escrita no projeto de alfabetização não formal mantido pela Prefeitura de Valinhos nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

A atividade atualmente é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social nos CRAS do São Bento do Recreio e Jardim São Marcos, atendendo 35 alunos. "A proposta da nova Administração Municipal é ampliar o projeto para outros CRAS do município", afirma a supervisora Marisa Mathias.

Marisa explica que todo o material didático utilizado é adaptado para a realidade desses alunos, que recebem também kit de material escolar, formado por caderno, lápis, borracha, lápis de cor, tesoura, apontador, régua e pasta.

A supervisora conta que o projeto tem a participação de "homens e mulheres, a maioria idosos aposentados ou donas de casa que ainda não perderam o sonho de saber ler e escrever".

"A proposta é inserir o aluno no mundo das letras a partir do conhecimento obtido na história de vida, como propõe o nome do projeto 'O tempo me ensinou'", explica Marisa. As atividades são desenvolvidas por uma equipe formada de professor, assistente social e psicóloga.

O projeto funciona com três aulas por semana, sendo uma delas para trabalhar a autoestima. "O objetivo é, além de ensinar a ler e escrever, trabalhar aspectos psicológicos e sociais", ressalta Marisa.

"O tempo me ensinou" tem duração de dois anos e meio. Ao final os alunos recebem certificado e são encaminhados para o ensino regular ou cursos profissionalizantes, de acordo com o interesse de cada um. Os interessados em ingressar no projeto podem procurar o CRAS mais próximo da sua casa. Mais informações pelos telefones 3869-1053 no CRAS São Bento e 3869-3895, no do São Marcos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024