10 FEV 2012
Prefeitura inaugura cancha de bocha no Jardim Pinheiros

A Prefeitura entrega neste sábado, dia 11, às 10 horas, um novo campo de bocha coberto no Grêmio Recreativo Unidos do Jardim Pinheiros. Ele fica entre o ginásio e o campo de futebol e soma-se à antiga cancha já utilizada pelos frequentadores do clube.

Segundo o presidente do clube do bairro Jardim Pinheiros, Vlademir Veche, o Biskuí, a construção de uma nova cancha era uma antiga reivindicação dos esportivas e frequentadores do clube. "Quase todos os clubes de Valinhos possuem uma segunda cancha de bocha e nós não tínhamos isso. Até para recebermos jogos pelo campeonato da cidade nosso espaço era limitado com uma cancha só. Com a construção da segunda cancha, poderemos aumentar o número de praticantes de bocha na comunidade, já que daremos mais oportunidades para as pessoas que querem aprender e não tinham como, pois possuíamos apenas um campo", afirma.

A nova cancha é coberta e tem as medidas 23 x 3 metros, dentro do padrão oficial determinado pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão. O piso do campo é feito com material emborrachado, colocando o espaço entre os melhores para a prática de bocha na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e até mesmo do país, garante Biskuí. Hoje no clube do Jardim Pinheiros há mais de 40 praticantes de bocha.

Outras ações

Desde 2005, a Prefeitur investe na área esportiva, como forma de ajudar na educação, saúde e integração das pessoas. Já foram entregues 17 quadras poliesportivas localizadas nos bairros: São Bento do Recreio; Jardim Maracanã; Morada do Sol/Jardim Universo; Parque Portugal; Jardim São Luiz; duas no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) "Ayrton Senna da Silva", no Jardim Pinheiros; Colina dos Pinheiros (coberta); Complexo Esportivo "Eledir Rosa de Amorim" (coberta) e nas escolas do Jardim São Marcos, Macuco, Bom Retiro, Country Club, Capivari, Parque das Colinas, Jardim América II, Reforma Agrária.

Ainda estão em construção duas unidades cobertas no Jardim Jurema e bairro Santa Gertrudes, e a quadra já existente no Jardim Paraíso, que integrará a Praça da Juventude, está sendo totalmente reformada e coberta. Fora isso, a administração municipal reformou sete campos de futebol e construiu o do Jardim São Marcos. O CLT também ganhou uma quadra de tênis, a única pública da cidade.

Os espaços são utilizados tanto para a formação esportiva e social, quanto para o lazer e permitem uma maior integração e socialização entre os moradores dos bairros mais distantes, contribuindo para a descentralização do esporte. Para isso, parcerias com os governos Federal e Estadual, além da iniciativa privada, são muito importantes.

Clube do Operário

A Prefeitura está realizando a reforma e a ampliação das duas canchas do Operário Esporte Clube.

A obra está sendo efetuada com recursos municipais e visa oferecer melhores condições para a prática desse esporte. "As novas canchas vão elevar ainda mais a qualidade da prática do esporte por crianças até idosos", destacou o secretário de Esportes e Lazer, Prof. Raí.

As duas canchas existentes no local foram demolidas e as novas terão tamanho oficial e melhor infraestrutura. Terão medidas de 23 x 3 metros, dentro do padrão oficial determinado pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão.

Prof. Raí destaca que as canchas do Operário são muito utilizadas para campeonatos locais e recebem também equipes de outras cidades da região.