03 FEV 2012
Venda de frutas alcança 180 toneladas

A venda de frutas durante a 63ª Festa do Figo e 18ª Expogoiaba alcançou 180 toneladas durante os 14 dias de realização do evento. O vice-prefeito e presidente da Comissão Organizadora da Festa, eng. Moysés (PMDB), reforçou que as vendas só não foram maiores por causa dos períodos de chuva, principalmente no primeiro final de semana do evento. "Prova disso, é que no domingo, 22, com tempo bom, os 40 produtores da Festa tiveram um dia especial de vendas. Em um único dia foram vendidas mais de 50 toneladas de frutas", recordou.

Eng. Moysés, destacou ainda que o Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini" recebeu tanto no domingo, dia 22, quanto no domingo, 29, quando o tempo estava estável, um grande número de visitantes durante o dia todo e o espaço de exposição e venda de frutas ficaram lotados em vários períodos, principalmente à tarde.

Segundo Chicão Previlale, presidente do Sindicato Rural de Valinhos, o último dia da Festa, domingo, dia 29, assim como o segundo domingo, dia 22, o movimento no Parque Municipal foi elevado, com muitas excursões de turistas que compraram toneladas de frutas e contribuíram com a elevação nas vendas. No último dia do evento, sem chuva durante todo o dia, 98% das frutas trazidas pelos produtores foram comercializadas. "Por volta das oito horas da noite quase já não havia mais frutas para serem vendidas e os produtores tinham muito a comemorar", contou.

O presidente do Sindicato Rural complementou que esse sucesso de vendas acarreta não só no retorno financeiro direto ao agricultor, mas na divulgação das frutas, principalmente do figo e da goiaba, e no seu consumo durante todo o ano. "Isso nos comprova mais uma vez que a entrada franca adotada pela administração do prefeito Marcos José da Silva (PMDB) a partir de 2005 dá certo e reflete no bom consumo dentro do evento", concluiu.

Previtale disse ainda que a festa foi uma ótima oportunidade para os agricultores exporem suas frutas. Ele comentou que o evento é como uma grande vitrine, já que é muito visitado, inclusive por comerciantes do ramo que vêm observar as variedades e a qualidade dos produtos. "Durante a festa, geralmente, surgem novas oportunidades de venda para os produtores. Eu mesmo já fechei um novo negócio enquanto estava expondo minhas frutas. Aproveitei a oportunidade e até hoje forneço parte de minha produção para este estabelecimento", relatou.

Aprovada

A novidade no espaço da exposição de frutas da Festa do Figo foi aprovada. Segundo Chicão Previtale, as melhorias que o Sindicato Rural e a Comissão Organizadora fizeram no local foram bastante elogiadas. Entre elas, o revestimento do piso com carpete verde, a reforma e a decoração dos estandes onde foram expostos os painéis, além dos ornamentos com orquídeas e samambaias, por meio de parceria com a Associação dos Orquidófilos de Valinhos.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, a disposição dos estantes de forma diferenciada também facilitou a visualização das frutas e agradou os visitantes. Ele destacou ainda o pódio que foi montado para apresentar as frutas premiadas e leiloadas aos domingos, na área externa da exposição.

Para maior conforto dos visitantes e agricultores, a Comissão Organizadora equipou o local com aparelhos de ar condicionado e climatizadores. "Assim como em 2011, o nosso objetivo foi oferecer ao público uma opção de visitação, com mais conforto e mobilidade. E novamente deu certo", destacou o presidente da Comissão, e vice-prefeito eng. Moysés. Também no espaço, o portão na entrada da tenda, junto à Avenida Joaquim Alves Corrêa, facilitou a logística para os produtores e visitantes.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024