27 JAN 2012
Creches municipais de Valinhos passam a funcionar por 12 horas

Com o início das atividades nesta quinta-feira, dia 26, as creches municipais de Valinhos passaram a atender com o horário ampliado para 12 horas. O período integral estendido foi uma medida determinada pelo prefeito Marcos José da Silva, por ocasião da Conferência Municipal da Educação, realizada em setembro do ano passado. A ampliação do horário atende a uma das propostas do Plano Municipal da Educação que define as políticas públicas na área para os próximos 10 anos. Com a mudança, as sete unidades municipais e duas conveniadas, passam a atender das 7 às 19 horas, duas horas e meia a mais do que o período anterior, das 7 às 16h30.

Isso faz de Valinhos a terceira entre as 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a ter 12 ou mais horas de funcionamento de creches. As outras são Santo Antônio da Posse e Monte Mor, funcionando por 12h30 e 12 horas respectivamente. O prefeito destaca que apesar do prazo para a implantação das propostas apresentadas na Conferência ser de até 10 anos, ele fez questão de iniciar já o cumprimento da ampliação do horário de atendimento das creches por considerá-la uma das maiores necessidades dos pais.

"Eu vejo que os prefeitos futuros vão ter que lançar mão de muitas coisas para cumprir as propostas. Mas fiz questão de inaugurar esse caminho. Eu ouvia muitas mães dizendo que trabalham até as 18 e não podiam sair antes para buscar o filho na creche, por isso decidimos estender o horário de funcionamento, o que era também uma reivindicação apresentada na Conferência Municipal", diz o prefeito.

O secretário da Educação, Zeno Ruedell, explica que a extensão do horário de atendimento é um benefício àqueles pais que necessitam deixar seus filhos por mais tempo nas unidades, principalmente por motivos profissionais. "Os pais não são necessariamente obrigados a manter seus filhos durante o período de 12 horas e aqueles que de fato precisam devem fazer a solicitação junto à creche".

Ruedell destaca que a ampliação do horário das creches é mais uma importante conquista. "Estamos no caminho certo e os últimos resultados mostram isso. Buscamos dia a dia coisas diferentes sempre com o objetivo de melhorar cada vez mais o nosso ensino. Mas esperamos que os pais sejam sempre parceiros nessas conquistas e conscientes de que nada e ninguém substitui a presença deles na vida e educação das crianças", comenta.

Contratação

Para implantar a medida foi necessário mudar o horário de trabalho das ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil), que tiveram carga reduzida de oito horas para seis, com o expediente dividido em três turnos e sem perda dos vencimentos, e contratar mais funcionárias para o setor para que o trabalho possa ser devidamente realizado. Com isso, foram abertas 100 vagas para ADIs, por meio de processo seletivo simplificado, que serão preenchidas de acordo com a necessidade da Secretaria da Educação.

Esta semana, 50 pessoas que passaram pelo processo seletivo para o cargo já assumiram a vaga e participaram terça-feira, dia 24, de uma palestra sobre segurança e saúde no trabalho, com a presença do vice-prefeito, eng. Moysés (PMDB), que representou o prefeito Marcos e deu boas vindas às novas funcionárias.

Outros investimentos

Além de ampliar o expediente das creches, o prefeito Marcos mais que dobrou o número de unidades no município. Quando assumiu a Prefeitura, em 2005, havia três creches municipais que atendiam cerca de 260 alunos. "Eu equipei e coloquei em funcionamento a do Jardim América, construí três unidades, a dos jardins Pinheiros e Maracanã e a do Parque Portugal, que é a maior do município. Saltamos de três para sete. Além disso, assinei convênio para atender mais crianças em unidades particulares e hoje são cerca de mil atendimentos em creches. E ainda virá mais uma no Jardim São Luiz, nos moldes do Parque Portugal, para atender mais 120 crianças. A fila de espera por vagas sempre cresce, é um trabalho constante", avalia.

Volta às aulas

Os aproximadamente 12 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) das 43 EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) voltarão às aulas no próximo dia 6 de fevereiro, segunda-feira.