27 JAN 2012
Semáforos da Rodovia dos Andradas entram em funcionamento na próxima semana

A partir do próximo dia 1º de fevereiro, quarta-feira, os cinco equipamentos de semáforos instalados pela Prefeitura na Rodovia dos Andradas, em Valinhos, via que liga o município a Vinhedo, entrarão em funcionamento. A implantação da sinalização semafórica integra um conjunto de ações realizadas na rodovia para propiciar maior fluidez e segurança no trânsito. Elas fazem parte do mesmo projeto que possibilitou o recapeamento total dos 2,4 quilômetros de extensão da via, inclusive os acostamentos, por meio de convênio entre a administração municipal e o Governo Federal.

Além do recapeamento, a Prefeitura realizou um pacote de obras na Rodovia dos Andradas que recebeu reparos na rede de galerias de águas pluviais, recuperação de bocas de lobo, limpeza da área e plantio de grama. As obras melhoraram significativamente as condições de tráfego dos cerca de 22 mil veículos que circulam diariamente pelo local e de segurança dos pedestres. Além disso, foi também duplicado o sistema de iluminação da rodovia.

Pontos de semáforos

Os equipamentos estão instalados nos cruzamentos com vias que dão acesso à Avenida Joaquim Alves Corrêa, sendo as ruas Antonio Geraldo Capovilla, Antonia Molina Guaiume e Ângelo Barbisan; Vitaliano Pelegatti que dá acesso ao Hospital Galileo; e Rua Manoel Furlan, que fica próxima à EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Antônio Perseguette. Neste ponto, o equipamento conta com botão que pode ser acionado pelo pedestre para garantir maior segurança à travessia.

"Os semáforos instalados nestes cruzamentos vão propiciar ainda mais segurança aos usuários, especialmente os pedestres, contribuindo com a melhora do fluxo de veículos nesta região onde há um grande movimento", diz o diretor de Trânsito, Transportes e Operações, Mauro Haddad.

Esta semana, a Rodovia está recebendo sinalização de orientação e regulamentação por meio de instalação de placas e pintura de solo em complemento a um grande trabalho realizado anteriormente em toda a extensão da via. Na ocasião, houve a marcação de divisas de faixas e de sentidos, conversões, pintura de lombadas e colocação de tachas e tachões refletivos que deram maior segurança aos motoristas à noite. Também foram instaladas faixas exclusivas para pedestres nos pontos estratégicos de maior fluxo, como nas proximidades da escola e do Instituto Esperança.