27 JAN 2012
Retomada a recuperação asfáltica de ruas do Novo Horizonte

As obras de recapeamento, de trechos de ruas do bairro Novo Horizonte, foram retomadas nesta segunda-feira, dia 23 com a aplicação da capa asfáltica (acabamento), para posterior sinalização de solo. Elas estavam paralisadas desde setembro do ano passado por conta do atraso no repasse de verba pelo Governo Federal. A infraestrutura está sendo viabilizada por meio de parceria entre o governo municipal e o Ministério das Cidades, por intermédio da Caixa Econômica Federal.

A primeira parcela do convênio, no valor de mais de R$ 489 mil, referente a toda medição de obra feita até então, foi repassada ao município somente nos últimos dias de dezembro. O valor total do investimento é de quase R$ 1,8 milhão, sendo R$ 184 mil de contrapartida municipal. Devido ao atraso do pagamento, a empresa responsável havia paralisado o serviço.

Esta obra, pelo sistema de recapeamento, faz parte do maior programa de recuperação asfáltica que se tem conhecimento em Valinhos nos últimos anos, abrangendo cerca de 80 quilômetros de vias, o que equivale à distância entre Valinhos e São Paulo. Além desses investimentos em parceira com o Governo Federal, o governo municipal está investindo outros R$ 10,3 milhões nessa infraestrutura, priorizando as vias de maior movimento e que integram o percurso do transporte público.

Com relação ao convênio com o Governo Federal, 30% das obras previstas no contrato já foram executadas entre os meses de julho e agosto. Os trechos das ruas que receberam a base do recape são Ismael Evangelista, José Stênico, Constantino Olivo, Domingos Marinagelo, Artur Baldin, Vitório Bissoto, Júlia Maria Nóbrega Aguiar, Maria Andreolo Rovere, Antonio Lando e Júlio Prestes de Albuquerque. Já na Rua Ferdinando Borin faltam 90% do acabamento.

O pacote de obras do convênio com o Governo Federal ainda abrange a Avenida Joaquim Alves Corrêa, desde a Rua Dom Henrique, no Jardim São Jorge, até o Complexo Esportivo Eledir Rosa de Amorim, no Jardim do Lago. Outra via a receber as obras de recapeamento com esse recurso do Governo Federal é a rua Dr. Alfredo Zacharias, que liga o Cemitério São João Batista ao Jardim Maracanã, passando pelo Jardim Morada do Sol e pelos prédios do Jardim União. Esse recapeamento vai cruzar com o asfalto feito recentemente, que passa em frente ao Hospital Galileo.