27 JAN 2012
Obras da nova escola Padre Leopoldo estão na fase de fundação

Teve início nesta semana a fase de fundação das obras da nova EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Padre Leopoldo Van Liempt. A unidade está sendo edificada com recursos municipais de R$ 2,6 milhões em terreno da municipalidade, na Rua Carlos Penteado Stevenson, próximo ao Shopping Valinhos. A previsão de término das obras é até o final deste ano.

Desde 2009, os 500 alunos do 2º ao 5º Ano desta unidade utilizam 10 salas de aula cedidas graciosamente pela FAV (Faculdades Anhanguera de Valinhos), devido à desativação do antigo prédio na Rua Itália, que pertencia a Igreja Católica e foi requisitado pela instituição em 2008. Inicialmente a ideia era transferir a escola para o prédio do Sesi 404, que é da Prefeitura. Porém como o Sesi não conseguiu iniciar as obras no bairro Capuava para levar a unidade 404 para as novas instalações, e foi decidido pela administração municipal construir, com recursos próprios, a nova escola Padre Leopoldo.

Novo prédio

O novo prédio está sendo construído em um terreno de 5.600 m2, próximo ao Centro da cidade, e terá dois pavimentos: o térreo, com cerca de 1.100 m2 e superior 792,42 m2, além de quadra com arquibancada e sanitários, com 1.095,87, totalizando quase 3 mil m2 de construção. A estrutura será pré-moldada e incluirá 10 salas de aula, além de salas de multimeios, biblioteca e laboratório de informática, divididos em dois prédios interligados. Haverá, inclusive, uma área coberta onde os pais e vans poderão deixar os alunos na entrada das aulas, estacionamento para pais e professores.

A escola também terá uma área de lazer para as crianças com parquinho e quadra coberta com arquibancada. Além disso, a área contempla espaços verdes com a plantação de cerca viva em toda a extensão que faz divisa com o condomínio residencial. A Prefeitura também desenvolverá um projeto de educação ambiental para plantio de árvores e flores com as crianças.

A direção da escola foi ouvida para que as necessidades fossem atendidas. Além disso, serão mantidos os números de alunos e salas de aulas. Serão 20 turmas, entre manhã e tarde, do 2º ao 5º termo.