27 JAN 2012
Visitantes conhecem tradições de Valinhos em passeios de Agroturismo e City Tour

Ao caminhar em meio às plantações de figo e goiaba em Valinhos, a dona de casa Ana Aparecida Ferreira da Rocha, de 66 anos, de Piracicaba, reviveu bons momentos em que teve na roça, onde morou até seus 18 anos. Ela, juntamente com outros 14 colegas de excursão, visitou no último dia 21, sábado, a 63ª Festa do Figo e 18ª Expogoiaba e mais uma vez se encantou ao ver os frutos no pé e a forma de plantio das vedetes da festa durante o agroturismo. O passeio integra o evento iniciado no último dia 14 e que prossegue até este domingo, dia 29, no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", com entrada franca. Outra opção para os turistas durante a festa é o City Tour por pontos históricos e culturais.

"Coordeno as excursões para esta festa há vários anos e sempre faço questão de incentivar o grupo a fazer o agroturismo em Valinhos. É muito bonito ver a as plantações e gostoso poder comprar as frutas direto do sítio. Cresci na roça e não abro mão de vir para esta festa que considero uma das melhores do Estado", disse a piracicabana Ana.

A amiga dela também se impressionou ao fazer o passeio. "É tudo muito bonito. Adorei este tipo de turismo, ter contato com a natureza. Espero voltar mais vezes, trazer toda a família. Nunca tinha vindo para Valinhos e achei bacana conhecer um pouco da história do município e seu crescimento", falou a dona de casa Adriana Vieira Inforçato, de 47 anos.

Roteiro

Além de visitar plantações de figo e goiaba, os visitantes que realizam o agroturismo conhecem outras variedades de frutas, como uva e ceriguela, e aprendem um pouco sobre técnicas de cultivo. É uma opção de comprar frutas colhidas na hora, compotas, sucos, doces e artesanatos e de apreciar a beleza da principal região agrícola do município.

O roteiro pela principal zona rural de Valinhos é monitorado por guias e oferecido no decorrer da festa aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas, com saídas de micro-ônibus a cada meia hora. Os ingressos custam R$ 12. Crianças menores de 8 anos não pagam. As pessoas que vierem à festa de ônibus de excursão poderão utilizar o próprio veículo. Neste caso, os ingressos saem por R$ 8 e dão direito a um guia para acompanhar o grupo. O ponto de venda de ingressos do agroturismo fica no portão 6 do Parque Municipal.

São três paradas em propriedades rurais com duração de aproximadamente duas horas: no Sítio Kusakariba, com produção de goiaba, ceriguela, compotas, doces e artesanatos e a Chácara Boa Esperança produtora de uva, figo, milho, feijão, vinhos, licores e grapa, sendo que nestes locais os visitantes podem fazer degustação e adquirir os produtos oferecidos a preços convidativos. A terceira parada é no Camping Macuco Lazer e Parque Aquático, área para camping, chalés, lagoa, complexo aquático, trilhas, lagoas para pesca.

O diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo, Vlademir Antonio Veche, o "Biskui", conta que essas propriedades onde são feitas as paradas integram o projeto "Colhendo o fruto com o turismo" desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e o Circuito das Frutas, do qual fazem parte 10 municípios. "Os proprietários adaptaram seus sítios para receber o turista a partir de cursos promovidos pelo Sebrae", conta.

Fora do período da Festa do Figo, eles também abrem suas propriedades para os visitantes. As visitas devem ser feitas com agendamento prévio pelos telefones 3881-2351 no Sítio Kusakariba e 3882-1319 na Chácara Boa Esperança. Mais informações sobre o agroturismo podem ser obtidas pelo telefone 3849-7790 ou pelo email turismo@valinhos.gov.br.

City Tour

O passeio é promovido aos sábados e domingos, com saídas a cada uma hora entre 9 e 17 horas, também do portão 6. Com duração em média de uma hora e meia, é realizado em micro-ônibus com o monitoramento de guias. São percorridos o Centro de Convivência "Brasil 500 Anos", a Prefeitura, passa próximo as indústrias Rigesa, Cartonifício Valinhos e Unilever, a Faculdades Anhanguera de Valinhos, o Museu Municipal Fotografo Haroldo Ângelo Pazzinatto, o Viaduto Laudo Natel, a Fazenda Flávio de Carvalho. Há uma parada na Casinha do Figo e outra na adega Vila Tordin, onde os visitantes podem degustar e adquirir produtos, como figo com chocolate, doces, compotas, licores e vinhos.

No caminho, os guias contam um pouco sobre a história de Valinhos e o papel desses espaços no desenvolvimento do município. O casal de São Bernardo do Campo, Maria Aparecida, 45 anos, e José Mário Ferraz, 58 anos, fez o City Tour e aprovou o passeio. "Gostei de tudo. A cidade é muito bonita e todos aqui são hospitaleiros. Pretendemos voltar mais vezes". Os ingressos custam R$ 8 e crianças menores de 8 anos não pagam. Mais informações pelo telefone 3849-7790 ou e-mail turismo@valinhos.sp.gov.br.