24 JAN 2012
Domingo tem Campeonato de Ioiô

O 4º Campeonato de Ioiô será realizado neste domingo, dia 29, a partir das 10 horas, no palco do Restaurante Italiano (antigo Pavilhão das Frutas) dentro da programação da 63ª Festa do Figo e 18ª Expogoiaba. O campeonato será promovido pela ABI (Associação Brasileira de Ioiô), Equipe Ioiô Fênix e Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e Comissão Organizadora da Festa do Figo. São esperados cerca de 200 competidores. Os participantes ganharão brindes e concorrerão a prêmios como bicicletas, ioiôs profissionais, além de quadros grafitados do artista plástico Whit. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente nos próximos dias através dos sites www.ioiofenix.com.br/campeonato-do-interior  e www.ioiobrasil.org  . e também no próprio dia do evento.

Segundo um dos organizadores e proprietário da Ioiô Fênix, Luiz Gonzaga Narciso Pontes, o evento tem o objetivo de divulgar este esporte milenar que vem conquistando milhares de adeptos pelo país. "Mais do que uma simples brincadeira de criança, o ioiô vem ganhando espaço entre educadores, crianças e adolescentes, como uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de concentração, além de proporcionar o aumento da agilidade, dos reflexos e da criatividade", destaca.

Gonzaga explica que a competição será dividida em três modalidades e classificará os jogadores para as finais do Brasileiro que vão para o mundial. De acordo ele, os praticantes e entusiastas do ioiô terão a oportunidade de ficarem próximos de consagrados campeões nacionais e internacionais, que são referências do esporte na atualidade, e que estarão presentes no evento apresentando manobras e acrobacias sensacionais. Gonzaga destaca que uma das presenças confirmadas é Luiz Ricardo Lima do Nascimento, o "Marechal", que é bicampeão brasileiro, campeão paranaense, bicampeão do Campeonato Freak Fingers, além de estar entre os 25 melhores no Campeonato Mundial de Ioiô 2009 e 2010.

O evento contará também com a presença de Rodrigo Yokota, mais conhecido como Whip, artista plástico consagrado mundialmente por seus trabalhos de grafite e pinturas em geral. Com trabalhos em galerias nos Estados Unidos e Argentina, Revista Rolling Stones, Campeonato Mundial de Ioiô na Florida e Asian Pacific nas Filipinas, ele demonstrará seu talento ao vivo pintando uma tela de mais de dois metros. Rafael Matsunaga, campeão Mundial em 2005 pelo Brasil e atual presidente da Associação Brasileira de Ioiô, também estará presente, segundo Gonzaga.