02 DEZ 2010
Fundo Social forma mais de 190 pessoas em cursos de capacitação profissional

O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos irá formar na próxima semana 193 alunos de seus cursos de capacitação profissional. Os cursos integram o projeto de promoção social e geração de renda do órgão que desde 2005 já beneficiou cerca de 3.600 pessoas em mais de 50 cursos gratuitos que visam a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. As cerimônias para as entregas dos certificados aos alunos de Inclusão Digital será no dia 24, terça-feira; para os de Confeitaria no dia 25, quarta-feira; e no dia 26, quinta-feira, receberão os diplomas os participantes do curso de Introdução à Moda.

Entre os formandos estarão 166 pessoas que participam da décima etapa do Inclusão Digital, cujo programa já formou mais de 2 mil alunos a partir de 2005. No curso de quatro meses eles aprendem informática básica, com noções de Windows, Word, Excel e Internet. As aulas são ministradas nos laboratórios de informática das EMEFS (Escola Municipal de Ensino Fundamental) dos bairros Parque Portugal, Parque das Colinas e Santo Antonio, na sala de informática do Fundo Social que fica na Casa do Adolescente, na FAV (Faculdades de Valinhos) em parceria com a instituição de ensino, e no CATIS (Centro de Acesso a Tecnologias para Inclusão Social) – Estação Informática, localizado no Parque Municipal de Feiras e Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”. A entrega dos certificados será no dia 24, terça-feira, às 19 horas, no Centro Municipal de Convivência do Idoso.

Já outros 12 alunos do curso de Confeitaria Básica e os 6 de Confeitaria Fina receberão os diplomas durante formatura no dia 25, quarta-feira, às 15 horas, na Casa do Adolescente, onde o Fundo Social mantém uma cozinha experimental. As aulas de confeitaria são ministradas em um período de quatro meses. Os alunos aprendem sobre a formação e a qualificação de mão-de-obra, geração de renda, além de conceitos de higiene, manipulação, armazenamento e distribuição de alimentos, além de técnicas para a preparação de diversas massas, recheios, cremes e para corte, montagem, coberturas e decoração de bolos.

Novo
          Outras nove alunas receberão os certificados de participação no novo curso de Introdução à Moda, voltado principalmente aos que já participaram dos três cursos básicos de Corte e Costura realizados pelo Fundo. Este curso de aperfeiçoamento ensina novas técnicas para a confecção de modelos de roupas conforme as tendências da moda e ocasiões, como eventos sociais e festas. As aulas são ministradas em duas aulas semanais, por quatro meses, na oficina de corte e costura do Fundo. A formatura desta turma será no dia 26, quinta-feira, às 15 horas, na sala de cursos do Fundo, na Casa do Adolescente.

A presidente do Fundo e primeira-dama, dra. Adriana Di Nardo Silva, destaca que o objetivo do órgão ao oferecer as capacitações, além de desenvolver a promoção social, é despertar nas pessoas o interesse pela busca de uma nova profissão e prepará-las melhor para o ingresso no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.

“O regulamento dos cursos traz, entre outras exigências, que os alunos tenham uma frequência mínima nas aulas de 75% para receber os certificados. Temos compromisso e transparência no nosso trabalho de capacitação e queremos que todos tenham sucesso profissional. Há casos de ex-alunos que conseguiram uma melhor colocação no trabalho depois de participar do programa de Inclusão Digital, ou que montaram seu próprio negócio depois de fazer o curso de Padaria Artesanal”, conta dra. Adriana ao enfatizar que o projeto de capacitação profissional e geração de renda do órgão segue as diretrizes da administração do prefeito Marcos José da Silva que desde 2005 prioriza a promoção de capacitações e ações visando integração ao mercado de trabalho e crescimento do número de empregos na cidade.