02 DEZ 2010
Educadores de Valinhos fazem curso de musicalização e formam coral
    Para ensinar é preciso antes aprender. Com essa proposta, a Secretaria da Educação de Valinhos está oferecendo aos educadores da rede municipal um curso sobre musicalização. A partir de 2010, conforme Lei Federal, será obrigatório o ensino da música no currículo escolar. Como a formação dos educadores na faculdade e no magistério não inclui este preparo, a administração municipal está suprindo esta lacuna. Desde março, quando teve início a primeira turma do curso de musicalização, mais de 250 professores, diretores, coordenadores pedagógicos e psicopedagogos participaram da formação. Em agosto um novo grupo teve início com mais 17 educadores e alguns participantes até formaram um coral.
    Ministrado por Dinamar Depret, regente, multiinstrumentista e educadora musical, o curso capacita os professores para desenvolverem a musicalização na educação. “Os participantes estão tendo a oportunidade de obter noções teóricas de ritmo, compasso e terem vivências musicais, cantar, dançar e até tocar alguns instrumentos, como flauta e violão. Assim poderão passar os conhecimentos aos alunos com mais propriedade”, disse Dinamar, aproveitando para elogiar a iniciativa da administração municipal de oferecer essa capacitação aos professores.
    O secretário da Educação, Zeno Ruedell, lamentou o fato de ao longo dos últimos anos a musicalização ter sido abolida do currículo escolar praticamente em todo o país, o que significou um grande prejuízo na Educação. “A arte musical nas suas diversas formas tem um papel de enorme importância por aquilo tudo que traz de vivência, convivência, união, alegria, sensibilidade e harmonia. Por isso é fundamental estimular   os educadores nessa prática como estamos fazendo por meio dessa curso”, disse ressaltando que esta é mais uma iniciativa da administração municipal para a valorização da Educação.
    Para a chefe da Seção de Educação Infantil, Marilda da Costa Isabel, participante da primeira turma do curso, o ensino da música nas escolas possibilita desenvolver sensibilização, socialização, expressão corporal, lateralidade, memória, ritmo, além de se trabalhar a língua, matemática e outras habilidades.
     A diretora do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) “Antonio Montero Filho”, no Jardim São Marcos, Carmem Silva Nascimento Bernardes, disse que, a partir da participação no curso, está sendo gratificante atuar como multiplicadores desses conhecimentos com outros profissionais da escola.

Coral
    Dentre os participantes do curso, um grupo composto por 15 educadores acabou formando um coral, que já está se apresentando em escolas, eventos e comemorações. A última apresentação foi na homenagem ao patrono Antonio Montero Filho do CEMEI do Jardim São Marcos, no último dia 6. O prefeito Marcos José da Silva esteve presente e ficou encantado com a desenvoltura dos educadores. “Vocês estão de parabéns. A música é maravilhosa, traz alegria e estímulo à educação”.
    Os coralistas ensaiam uma vez por semana no CAPI (Centro de Aprimoramento Pedagógico) da Secretaria da Educação. “Os ensaios funcionam até como uma terapia. A gente canta, ri e se diverte”, contou o coordenador pedagógico, Luís Gustavo Guimarães, membro do coral. “É o melhor dia da semana”, disse a professora e coralista, Suvenil Capovilla.
    Para a diretora do CEMEI do Jardim São Marcos, Carmem Silva, as apresentações do coral são um exercício de superação e a participação no grupo um exercício de boa convivência. “Aqui não tem hierarquia, todos são iguais, não tem quem sabe mais ou menos”. E é com essa filosofia que o coral pretende continuar levando a música e a dança às escolas e a outras instituições do município.