02 DEZ 2010
Conselho do Deficiente receberá formulários do censo até o dia 27
    O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Valinhos receberá até o próximo dia 27, sexta-feira, os formulários do censo da pessoa com deficiência. As pessoas que ainda não conseguiram depositar o questionário nas urnas espalhadas pela cidade poderão levar somente no Paço Municipal, das 9 às 16 horas. Nesta segunda-feira, dia 16, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação começou o recolhimento das urnas depositadas pelas repartições públicas, supermercados, escolas e comércio.
    A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Regina Augusta Donadelli, reforçou para que as pessoas que não preencheram ou depositaram o formulário, para que façam até o próximo dia 27. “Quanto mais respostas tivermos, teremos uma visão real do número de deficientes que moram na cidade e o que é preciso fazer para a qualidade de vida desse público”, disse.
Nas primeiras 17 urnas recolhidas, foram coletados quase 390 formulários. A primeira região foi a área central e entidades que atendem pessoas com deficiência.Ao todo foram disponibilizadas quase 100 urnas pela cidade.
    “Nossa meta é recolher todas as urnas até esta quinta-feira, dia 19”, destacou a presidente do órgão. De acordo com Regina, após o recolhimento será feito o trabalho de checagem das informações prestadas nos formulários, e se necessário, os conselheiros entrarão em contato com as pessoas para esclarecimento de informações que porventura estejam incompletas. A FAV (Faculdade de Valinhos) fará a tabulação das informações.
    A meta é utilizar as informações deste formulário para formar um banco de dados que auxiliarão a Prefeitura e outras organizações na elaboração de políticas públicas de atendimento e inclusão social. O censo conta apoio da Prefeitura, do Ministério Público, do Governo do Estado de São Paulo, entidades assistenciais e várias empresas.