02 DEZ 2010
Números mostram que violência contra mulher aumentou em relação a 2008

Apesar de faltar um mês e meio para o término do ano, o índice de violência contra a mulher em Valinhos este ano já superou os registros de 2008. Na estatística mais grave, relacionada a lesões corporais, por exemplo, de janeiro a outubro de 2009, houve 260 acusações contra 224 do ano passado. Os números foram divulgados na noite desta quarta-feira, dia 11, na abertura da Campanha de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar, promovida pelo CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), com apoio da Prefeitura e do Fundo Social de Solidariedade. A programação vai até 5 de dezembro.
      A presidente da Comissão da Mulher Advogada da 139ª Subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Valinhos, Mariza Lourenço, divulgou os números. Além da agressão física, que se constitui a mais grave, a ameaça também teve um salto de 104 ocorrências, passando de 239 em 2008 para 343 entre janeiro e outubro deste ano. O crime contra a honra (calúnia, difamação, injúria) pulou de 118 para 194.
       Para a presidente do CMDM, Sueli Maróstica Mamprin, a estatística revela que a mulher está mais corajosa e bem informada, e assim denunciando as agressões sofridas e buscando seus direitos. “Pelo menos aqui em Valinhos, com apoio da administração do prefeito Marcos, estamos desenvolvendo ações junto à comunidade para continuar despertando no público feminino a consciência de seus direitos”, destacou. Na cerimônia de abertura da Campanha, ela destacou que as palestras foram descentralizadas para oferecer aos moradores dos bairros distantes a oportunidade de participar sem se locomover até a área central.
      O prefeito Marcos José da Silva lembrou que foi durante seu primeiro governo (1989/1992), que em parceria com o Governo do Estado, foi instalada a DDM em Valinhos, cuja delegada é desde então Ruth Daniel de Souza. “Desenvolvemos diversas ações em apoio aos movimentos da mulher na cidade. Essa campanha desenvolvida pelo Conselho da Mulher com apoio da Prefeitura e do Fundo Social, é mais uma demonstração que queremos conscientizar a sociedade para o bem estar da mulher valinhense”.
     A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, dra. Adriana Di Nardo Silva, parabenizou a iniciativa do Conselho e apoio das secretarias, e ressaltou que o conteúdo das palestras é muito importante e convidou a todos para divulgar as próximas atividades da campanha.
       Participaram também da abertura o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira, a delegada da DDM, Ruth Daniel de Souza, a ex-vereadora Laís Helena dos Santos, autora da lei de criação do CMDM, a ex-vereadora Cecília Carvalho, que participou da criação da Coordenadoria Especial das Políticas para Mulheres, Nilce Casácio, coordenadora das Políticas para Mulheres e Maria Aparecida Palotta, representando a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dalva Berto, e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da EMEF Prefeito Jerônymo Alves Corrêa.

Programação
       No próximo dia 18, quarta-feira, a psicóloga e terapeuta, Egle Filiaci, abordará o tema “Vivências – Faça sua estrela brilhar”, às 14 horas, no CRAS Vera Cruz. A palestra “Positivando a Auto-Estima” será realizada no dia 25, quarta-feira, no CRAS São Bento do Recreio, com os psicólogos Fabiana Botelho, do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria de Saúde, e Péricles Mariotto, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.
       Na penúltima ação da campanha, no dia 2 de dezembro, quarta-feira, o CRAS do Jardim São Marcos sediará a abordagem sobre “Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas”, com o coordenador da Casa dos Conselhos, Ulisses do Porto Salvador.
O encerramento da “Campanha de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar” está marcado para o dia 5 de dezembro, sábado, no Largo São Sebastião, com a promoção de várias ações. A partir das 10 horas, a Secretaria de Saúde promoverá testes gratuitos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Para tanto, a pessoa interessada deverá levar o Cartão SUS. Os exames serão realizados até às 16 horas.