02 DEZ 2010
Secretaria da Saúde promove ações contra diabetes

Para marcar o Dia Mundial de Combate a Diabetes, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizará nesta sexta-feira, dia 13, exames gratuitos para a detecção da doença em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8 às 11 horas.
O exame é feito com a retirada de uma gota de sangue do dedo por meio de uma pequena picada. O material é colocado em um aparelho e o resultado sai na hora. O ideal é que a pessoa esteja em jejum.
     “Esta campanha é realizada anualmente com o objetivo é detectar novos casos e encaminhá-los para tratamento, bem como aumentar a conscientização sobre a doença, que está em crescimento em todo o mundo”, destacou o secretário Luiz Carlos Fustinoni.
     Os pacientes que na campanha apresentarem resultados de exame alterado serão orientados a fazer avaliação mais específica posteriormente. Confirmando-se a alteração, será agendado consulta com o clínico da Unidade Básica de Saúde para tratamento e acompanhamento.
     A diabete, em seus diversos tipos, é uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.

Estatística

Segundo informações do Ministério da Saúde, mais de 240 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes, e cerca de 4 milhões delas não sabem que têm a doença. No Brasil são estimados mais de 10 milhões de portadores da doença, sendo aproximadamente 6 milhões diagnosticados. Os demais ainda desconhecem os cuidados que necessitam. A diabete infantil representa 5% deste total.