02 DEZ 2010
Marcos consegue mais R$ 5,5 mi do Governo Federal

O prefeito Marcos José da Silva assinou na tarde desta quarta-feira, dia 4, na sede da Caixa Econômica Federal, em Campinas, o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) para obras de drenagem em quatro pontos de alagamento no município, no valor de quase R$ 5,5 milhões.  A superintendente regional da Caixa, Fátima Abreu de Oliveira, também assinou a documentação. O repasse do Governo Federal, a fundo perdido, ultrapassa R$ 5,1 milhões e a contrapartida da Prefeitura para as quatro obras soma mais de R$ 273 mil. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Tosto, a gerente regional em exercício, Alda Joselina Pereira, e o gerente da Caixa Valinhos, Waldemar Roberto Bertozzo, também estavam presentes na assinatura.
      Entre os projetos que terão os recursos liberados pelo Governo Federal está a canalização de parte da Avenida Invernada, no trecho que vai do Clube Atlético Valinhense até as proximidades do Shopping Valinhos. Valinhos foi uma das 23 cidades do Estado de São Paulo que conseguiu verbas do PAC drenagem. O projeto que receberá maior verba é a canalização de aproximadamente 1,4 quilômetros do Córrego Invernada. Para esse trecho serão repassados pelo Governo Federal mais de R$ 4,3 milhões. “Neste trecho, o Córrego será revestido de concreto, assim como foi feito naquele pequeno trecho em frente a FAV, com verbas próprias. Essa obra é de extrema importância para a cidade, pois o Córrego é um ponto de transbordamento que nos causa muita preocupação, tendo inclusive sido palco de grandes enchentes no passado”, explicou o prefeito Marcos.
     Segundo Marcos, essa obra vai se somar à drenagem que será feita pela empresa Rota das Bandeiras, concessionária que administra a Rodovia Dom Pedro I, e que irá do viaduto até a Unilever. Essa obra foi conseguida por meio de ação movida pelo Ministério Público.
     Outra obra de grande importância será a canalização do Ribeirão Dois Córregos no cruzamento do sistema viário da Rodovia Comendador Guilherme Mamprim com a Avenida Dr. Antonio Bento Ferraz, visando a transposição da Rodovia. A obra num total de cerca de 90 metros, terá investimento de quase R$ 520 mil por parte do Governo Federal.
     O terceiro projeto assinado é para a construção de travessia de aproximadamente 50 metros com a finalidade da transposição do sistema viário da Rodovia Flávio de Carvalho, nas proximidades do CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) “Ayrton Senna da Silva”, considerado um dos pontos críticos de inundações. A rodovia Flávio de Carvalho é a principal ligação da cidade à Rodovia Dom Pedro fundamental para o escoamento das produções agrícola e industrial da região.Neste caso, o repasse será de mais de R$ 230 mil.
A última verba destinada ao município, no valor de cerca de R$ 127 mil, será para a construção de uma ponte na Alameda Carlos de Carvalho Vieira Braga, no bairro Alpinas.
      Para o prefeito Marcos, a assinatura do PAC, que contempla Valinhos em quatro projetos, é outro marco em seu governo. “Eu estou muito feliz com mais essa conquista. Isso é mais um resultado do nosso trabalho em Brasília. É a segunda vez que a cidade será contemplada com o PAC. Já fomos contemplados com o PAC que levou água para o Country Club e agora com essas quatro importantes obras que visam minimizar os problemas de transbordamentos na nossa cidade", afirmou.

Minha Casa, Minha Vida
       O prefeito aproveitou a reunião para falar sobre o PAC da Habitação, o Programa Minha Casa, Minha Vida. Valinhos está inscrita no projeto para a construção de 1.200 unidades habitacionais, para quem tem renda entre zero e três salários, em uma área já adquirida por meio de permuta nas proximidades do bairro São Bento do Recreio. “Essa área está passando por uma análise de viabilidade pelos técnicos da Prefeitura para que possamos dar continuidade ao projeto. Mas a Caixa já nos informou que as unidades não serão construídas de uma só vez, e sim aos poucos”, contou Marcos.
      Marcos ainda contou que tem se reunido com empresários da cidade, que estão construindo imóveis residenciais, e os incentivando a procurar a Caixa para integrar o Programa Federal, que também é destinado a outras rendas familiares. “Não temos que pensar só nas obras do poder público, mas se pudermos ajudar esses outros valinhenses que não se enquadram na faixa de zero a três salários, mas querem ter sua casa própria, não tem porque não fazermos”, finalizou.