28 AGO 2014
Prefeitura antecipa recursos para escolas de samba e confirma Carnaval 2015

As três escolas de samba que participarão do Carnaval de Rua de Valinhos, em 2015, a Arco Íris, Leão da Vila e Moinho Velho, e o bloco carnavalesco Azul e Branco, já podem começar a se preparar para os desfiles que já têm data marcada, nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2015.

Seus representantes receberam, das mãos do prefeito Clayton Machado, nesta segunda-feira (25), o cheque da primeira parcela do auxílio financeiro oferecido pela Prefeitura, no valor total de R$ 90 mil por escola e R$ 40 mil ao bloco. Os valores foram definidos em comum acordo entre todas as diretorias das agremiações e o governo municipal.

A primeira parcela, no valor de R$ 13.500,00, para as agremiações, e de R$ 6 mil para o bloco, já poderá ser utilizada, por exemplo, para compras de mercadorias voltadas a confecção de alegorias.

As demais parcelas, nos mesmos valores, que também serão liberadas pela Secretaria de Cultura e Turismo mediante prestação de contas, estarão disponíveis nos meses seguintes, setembro, outubro e novembro, representando 60% do valor do auxilio financeiro.

Já em 12 de janeiro de 2015, um mês antes dos desfiles em fevereiro, estará liberada a última parcela, sendo de R$ 36 mil para cada uma das escolas e R$ 16 mil para o bloco. O Decreto que autoriza a concessão de auxílios às escolas de samba e blocos carnavalescos do município, de nº 8.733 (22 de agosto de 2014), foi publicado na Imprensa Oficial do Município, do último dia 22.

Além do secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, e diretores do setor, estavam presentes na entrega dos cheques, pelo Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Arco Íris, o diretor Thiago Orsi e o membro do Conselho Efetivo de Isenção Fiscal, José Mário Floreano. Representando o Grêmio Recreativo Escola de Samba Leão da Vila estavam o presidente Donizete Vitoriano da Silva e o vice-presidente Paulo Fernando Monteiro. Já pelo Grêmio Recreativo Esportivo Cultural Escola Acadêmicos do Moinho Velho, estavam o presidente Cleberson Benini e a tesoureira Josefina de Fátima Parro Ribeiro.

O prefeito Clayton Machado agradeceu os representantes das agremiações e a colaboração de todos que estão se empenhando para trazer de volta a tradição dos desfiles de Carnaval de Rua. Ele destacou que o seu governo nunca foi contra a realização da festa popular, inviabilizada por dois anos consecutivos, em 2013 por falta de tempo hábil para sua organização, quando sua administração assumiu o governo.

Já este ano o Carnaval de Rua foi inviabilizado por questões de ordem financeira. A maioria das escolas de samba da cidade recusou o auxílio financeiro oferecido pelo Poder Público por considerá-lo insuficiente para promoverem o desfile carnavalesco. Diante desta negativa, o carnaval 2014 não foi realizado.

À época, mais duas escolas negociavam a participação e teriam que ratear o auxílio financeiro oferecido pela Prefeitura: a Unidos da Madrugada que agora optou por não sair diante da diretoria do Clube Atlético Valinhense estar em fase de transição, e a Mocidade Independente, que não conseguiu viabilizar a documentação necessária (CNPJ) para participar em 2015.

"O Carnaval de Rua é uma tradição em nossa cidade e eu o respeito muito. E é exatamente por isso que mudamos a sistemática para a distribuição dos recursos de maneira que as escolas tenham mais tempo para se preparar e realizar um grande desfile e deixar a população feliz. Estamos cumprindo a promessa de antecipar o dinheiro, honrando o compromisso assumido", destacou o prefeito.

Clayton Machado também pediu para as escolas e bloco participantes, que promovam um carnaval com muita motivação, empenho, alegria e contagiante.

"Este momento marca o início de uma nova fase na festa popular, com planejamento e organização", disse o secretário Wilson Ventura, ao destacar que desde o início do ano foram promovidos vários encontros entre os representantes da Secretaria de Cultura e Turismo e das agremiações para definir os valores e detalhes do evento em 2015 de forma democrática.