22 AGO 2014
DAEV substituirá 4 mil hidrômetros em todos os bairros de Valinhos a partir do dia 27

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) inicia a partir da próxima quarta-feira (27) a troca gratuita de 4 mil hidrômetros em todos os bairros do município.

A medida tem como objetivo melhorar a qualidade da micromedição e atende à Portaria Nº 246, de 17 de outubro de 2000, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a troca desse equipamento a intervalos não superiores há cinco anos.

A substituição será feita de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. A entrada de técnicos na residência somente será necessária caso o relógio ainda esteja instalado em cavaletes. Mas os técnicos do Departamento de Águas não precisarão entrar nas residências equipadas com caixa padrão no muro e o relógio voltado para rua.

De acordo com o vice-prefeito e presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, "o hidrômetro, mais conhecido como o relógio da água, é o aparelho responsável para medir e registrar o volume de água consumido, portanto, é muito importante que esteja em bom funcionamento para que o usuário possa acompanhar o próprio consumo e, caso exista algum vazamento, fica mais fácil de enxergá-lo", destaca o presidente do DAEV.

O vice-prefeito ainda lembra que a substituição dos equipamentos antigos contribui para a redução e controle de perdas. "Afinal, promove a cobrança justa tanto para quem distribui quanto para quem recebe a água. Com esta continuidade dos trabalhos o DAEV atingirá 8 mil hidrômetros substituídos perfazendo 60% do volume esperado dos 12 mil hidrômetros", conclui.

Saiba mais - O novo medidor possui a mais alta tecnologia e foi testado e aprovado pelo INMETRO. Depois da troca, o usuário fica responsável pela guarda e conservação do equipamento.

"Como qualquer outro aparelho de precisão, o equipamento está sujeito a eventuais desgastes que podem comprometer o seu bom funcionamento. Eles registram, sem burocracia e instantaneamente, o volume de água que passa por eles e, com isso, promove a cobrança justa tanto para quem distribui, quanto para quem recebe a água", comenta Luiz Mayr Neto.

Ainda segundo o vice-prefeito, para manter o padrão da prestação dos serviços e o nível de satisfação dos clientes e, ainda, garantir uma medição correta do volume da água consumida nos imóveis, o DAEV executa, rotineiramente, manutenções corretivas e preventivas em seu parque de hidrômetros. "A execução deste serviço é de total responsabilidade da companhia e não representa nenhum ônus para o consumidor".

"A manutenção corretiva corresponde à substituição dos aparelhos que apresentam algum impedimento de apuração do volume, como vazamentos, travamentos, que estejam danificados ou com vidros embaçados. Já a manutenção preventiva tem como alvo os aparelhos antigos e/ou defasados tecnologicamente, que não registram mais fielmente a quantidade de água consumida, tanto para mais quanto para menos", conclui o presidente do DAEV.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 133839 ou pelo site www.daev.org.br, na área Contato.