Em mais uma ação de caráter preventivo, a Guarda Civil Municipal de Valinhos desenvolveu no último final de semana a 'Operação Praça Segura' em praças e nas imediações do Shopping, no Jardim Paiquerê. Coordenada pela Secretaria de Defesa do Cidadão, a operação, criada em junho do ano passado, tem sido realizada com frequência com o objetivo de manter a ordem pública, coibir o uso e tráfico ilícito de drogas e o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.
Esta edição da Operação teve início na sexta-feira (15) e continuou no sábado (16) e domingo (17), nos períodos diurno e noturno. As equipes do Patrulhamento Preventivo, do PAE (Patrulheiro Amigo da Escola) e da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), em conjunto com as polícias Militar e Civil, atuaram na força-tarefa com base em denúncias de populares feitas pelo telefone 153 da GCM.
"Esta colaboração da comunidade, de denunciar os locais exatos, praças, onde há suspeitas de prática de atos ilícitos, ou ainda nos informando com antecedência alguns eventos, entre eles festas de finais de semana em chácaras, ajudam muito no trabalho preventivo", afirma o secretário de Defesa do Cidadão, Dr. Ederson Marcelo Valêncio.
O secretário também destaca que a ação tem permitido alcançar resultados positivos. "Nestas operações realizadas de forma integrada com as polícias Militar e Civil ocorrem inclusive multas e apreensões de veículos e motoclicletas com documentações irregulares. Bebidas alcoólicas também são recolhidas e pessoas suspeitas averiguadas. Os guardas e policiais ficam atentos a qualquer suspeita de tráfico e uso de drogas e todos os demais atos ilícitos, até mesmo utilização de equipamentos de som com volume alto em veículos estacionados nos arredores das praças, infração que representa perturbação do sossego público", conta Dr. Ederson.
Gestão compartilhada - Segundo ainda o secretário, por meio da intensificação do patrulhamento houve um aumento de 30% no número de rondas. Ele destaca que projeto 'Operação Praça Segura' integra as políticas de segurança pública traçadas pelo prefeito Clayton Machado e foi formatado também com sugestões dos guardas municipais, que passaram a ser ouvidos pela Administração Municipal.
"Foram os próprios guardas que escolheram o nome 'Praça Segura' com o propósito de garantir tranquilidade às famílias que encontram nas praças importantes espaços de lazer", explica o secretário.