22 AGO 2014
Prefeitura muda CAS e Departamento de Habitação para unidade na rua José Milani

O CAS - Centro de Atendimento Social, órgão da Prefeitura de Valinhos, começou a atender em novo endereço: na Rua José Milani, 200. A mudança tem por objetivo facilitar o acesso dos usuários à unidade e oferecer estrutura adequada, onde possam ser realizados serviços de orientação social, cadastro do Bolsa Família, Ação Jovem, Renda Cidadã, dentre outros serviços oferecidos pelo Poder Público.

"Outro destaque é a descentralização de acesso a estes programas: antes só se podia realizar o cadastro no CAS, agora já não é mais necessário que o interessado se desloque até o centro; ele pode se dirigir até as outras unidades de atendimento da Prefeitura, como o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência", explica a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Silvia Elena Basetto Villas Boas.

A Prefeitura de Valinhos mantém em funcionamento o CRAS São Bento, CRAS Figueiras e CRAS São Marcos, além do CAS da Rua José Milani e o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), localizado à Rua Thomas Antônio Gonzaga, 58, Vl. Papelão.

. Outra mudança refere-se ao Departamento de Habitação, que antes atendia no prédio da Prefeitura, e que agora também passa a atender no endereço do CAS. A mudança de local acontece em virtude da alta demanda de atendimento ao público, segundo a secretária. Na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizada no Paço Municipal, o espaço era reduzido e não comportava a demanda de público.

Saiba mais sobre os três principais programas oferecidos pelo CAS:

• Ação Jovem - Programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto Nº 56.922, de abril de 2011. Tem por objetivo promover a inclusão social de jovens de 15 (quinze) a 24 (vinte e quatro), que vivem em áreas de concentração da pobreza extrema e pobreza, pertencem a famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e que estejam frequentando o ensino Fundamental e/ou Médio, ou freqüentam o Ensino de Jovens e Adultos – EJA.
  • Renda cidadã - Concessão de benefício financeiro mensal temporário a famílias em situação de pobreza, com renda per capita mensal de até 1/2 salário mínimo nacional, visando complementação de renda e melhoria das condições de vida do público-alvo, por meio de ações complementares como serviços sócio-educativos e atividades de geração de trabalho e renda.
  • Bolsa família - O Programa Bolsa Família foi criado para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. O programa visa à inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais. Em todo o Brasil, mais de 13 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024