23 JUL 2014
Exposição 'Novo Panorama das Artes' assinala 30 anos do Centro Cultural

O mês de agosto promete muita agitação cultural em Valinhos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá a exposição de artes visuais denominada 'Novo Panorama das Artes Visuais', além de uma série de atividades artísticas para marcar os 30 anos do Centro Cultural e homenagens a Adoniran Barbosa e a Flávio de Carvalho.

As atividades serão realizadas de 1º a 10 de agosto, no Pavilhão de Feiras e Exposições 'Antonio Palácio Neto' do Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini'. Segundo o secretário da Pasta, Wilson Ventura, o objetivo é estimular o desenvolvimento artístico e a expressão criadora, além de oportunizar à população o contato com as artes visuais e de comemorar os 30 anos do Centro Cultural.

O 'Novo Panorama das Artes Visuais' contará com a participação de 80 artistas plásticos, sendo 50 escolhidos por meio de regulamento, 15 artistas convidados e 12 a serem homenageados in memorian, todos de Valinhos ou com algum vínculo à cidade. Serão 180 obras em exposição nas modalidades desenho, pintura em tela, escultura, audiovisual, instalação, fotografia, gravura e grafitagem, com tema livre.

"Após 13 anos, estamos resgatando esse importante projeto para os artistas visuais de Valinhos e para a cultura valinhense", explica Ana Massara, artista plástica, curadora da exposição e chefe de Relações Público-Privado da Secretaria de Cultura e Turismo.

Para a participação, o júri, composto por artistas membros da comissão organizadora, consideraram a importância da participação de todos os inscritos, com pelo menos uma obra de cada, desde que não fossem cópias ou releituras de outras obras de arte.

Dentre os homenageados, destacam Haroldo Pazinatto, com 80 fotos do projeto 'Os 60 anos de imagens de Haroldo Pazinatto', e Flávio de Carvalho com 15 telas. Além deles, serão homenageados João do Monte, Paco Di Ribes, Roque Palácio, Margê Braga, Américo do Monte, Ernesto Pistone, José Filiage, Sebastião Guimarães, Waldomiro Christino, Hata e Daizy Marchini. Como artistas convidados, estarão presentes Catuí, Cristina Roese, De Faria, Dylza Zanella, Marcos Guimarães, Noboru Ohnuma, Santos Lopez, Kaneko, Wall Lazaretti, Mauricio Squarisi, Jerci Maccari, Marcos Parodi, Marcel Pazinatto, Carlos Reis, Alexandre Filiage, Reis e Ana Massara.

Centro Cultural - Já nas comemorações dos 30 anos do Centro Cultural 'Vicente Musselli' serão promovidas apresentações de música, dança e teatro, bem como exposição de fotos da história de formação e consolidação dessa que é uma das maiores escolas de arte pública da região.

Uma exposição de fotos resgatará a fase inicial com o Conselho Municipal de Cultura, ao final dos anos 70, passando pela criação e atividades da Casa da Cultura, até os dias atuais, com o Centro Cultural Vicente Musselli. A programação contará ainda com aulas e oficinas no local, bem como intervenções artísticas. As atividades envolverão alunos e ex-alunos, bem como professores e ex-professores, e serão abertas a população.

Filhos ilustres de Valinhos - Em função do aniversário de nascimento de 104 anos de Adoniran Barbosa e pela semana municipal Flávio de Carvalho, que ocorre no início de agosto, ambos terão dias especiais dentro da programação, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo.

Além deles, o grupo Pesquisa 70 terá a história de sua formação e a contribuição para as artes de Valinhos contada num bate papo especial que será produzido pela equipe, com a realização do 11º Café Cultural.

Serviço:

Novo Panorama das Artes Visuais de Valinhos e 30 anos do Centro Cultural
De 1 a 10 de agosto de 2014
Local: Pavilhão de Feiras e Exposições 'Antonio Palácio Neto'
Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini'
Informações na Biblioteca Pública Municipal 'Dr. Mário Correa Lousada'
Rua Itália, 477, Jardim Ribeiro Valinhos / SP
Tel. (19) 3871 6022 / (19) 3871 3972 | email: bibliotecamunicipal@valinhos.sp.gov.br
Horário de Funcionamento e atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h00