16 JUL 2014
Prefeito Clayton Machado lançará pedra fundamental da 14ª UBS de Valinhos

O prefeito de Valinhos Clayton Machado fará o lançamento da pedra fundamental da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Portugal neste sábado (19), a partir das 8h30. Esta será a 14ª UBS do município, que conta com uma rede regional de atenção básica considerada uma das mais bem estruturadas da Região Metropolitana de Campinas.

Com 278,93 m2, a unidade será construída em área de 2 mil m2, doada ao município pela família Walker, que fica em frente à EMEB 'Marli Aparecida Borelli Bazetto', na Rua Abrantes, 550. Para o prefeito Clayton Machado, a UBS do Parque Portugal atende "a um compromisso que assumimos com os moradores desse bairro e vai garantir maior acesso aos serviços de saúde do nosso município".

A unidade terá três salas para consultórios, sala de espera, recepção, sala de multiuso, farmácia, sala de vacina, sala de curativo, sala de procedimento, consultório odontológico, além de sala de expurgo, esterilização, copa/cozinha, administração e sanitários. Os recursos para a obra são provenientes de convênio com o Ministério da Saúde, celebrado em 2011, no valor de R$ 408 mil e contrapartida da Prefeitura de mais R$ 215,6 mil.

Atenção básica - "A UBS Parque Portugal virá, através do conceito de atenção básica, desenvolver ações de prevenção, promoção e recuperação a saúde. Terá a função de conhecer a realidade da população local através de diagnóstico epidemiológico e assim desenvolver ações atuando no controle de doenças, por meio da organização de serviços e estabelecimento de vínculos entre os profissionais e os usuários, também desenvolvendo ações educativas e intersetoriais, integrando o trabalho aos demais níveis de atenção do sistema de saúde, garantindo assim a continuidade e qualidade da atenção aos munícipes", destacou a secretária da Saúde, Dra Rita Longo.

No local, segundo a secretária, serão oferecidos consultas médicas na especialidade de pediatria, clínica geral, ginecologia e obstetrícia, além de assistência odontológica. Já por parte dos profissionais de enfermagem serão realizados acolhimento e consulta de classificação, pós consulta, consulta de enfermagem, aplicação de vacinas, curativos, aferimento de pressão arterial, teste de glicemia, coleta de exames laboratoriais, realização de eletrocardiograma, inalação e dispensação de medicamentos.

Tradição religiosa – Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. Servia para definir a colocação das outras pedras e alinhar toda a construção. A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção.

No Cristianismo, a Pedra Angular é simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.

No Livro dos Salmos, capítulo 118, versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual (Jesus Cristo, o Messias), conforme se lê: "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular".

Portanto, uma pedra angular na construção de um edifício é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura programada. Para um cristão, Jesus Cristo é essa base fundamental na qual se assenta toda a construção da Igreja, formada por todos aqueles que acreditam na Palavra de Deus.