15 JUL 2014
5 mil alunos de Valinhos terão aulas de Língua Inglesa com professores nativos

A partir do próximo dia 16, quarta-feira, mais de cinco mil alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Valinhos terão a oportunidade de ter aulas de Língua Inglesa, durante cinco semanas, com professores nativos no contraturno escolar.

A atividade será promovida pelo segundo ano consecutivo pela Prefeitura de Valinhos em parceria com a ONG norte-americana 'Learning Enterprises' (Empresas de Aprendizagem). Valinhos é a única cidade do Brasil a realizar este projeto, sem ônus para a municipalidade.

Nesta segunda-feira (14), os 13 professores voluntários (12 norte americanos e três irlandeses), que são estudantes universitários na faixa etária de 19 a 22 anos, foram recebidos pelo prefeito Clayton Machado e o secretário da Educação, Danilo Sorroce, na Prefeitura.

Também estiveram presentes a líder do grupo Amanda Leardini Dudley e o coordenador Adam Barton. Amanda é filha de valinhense, mora em Washington, nos EUA, e é membro da ONG. Ela e Adam participam do projeto pelo segundo ano consecutivo.

O prefeito deu as boas-vindas aos intercambistas e destacou que Valinhos se sente honrada de receber o projeto novamente. "Nosso governo está aberto a parcerias, principalmente como essa que contribui com a Educação", disse Clayton Machado, ressaltando que o município é um dos melhores colocados na área entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Segundo o secretário da Educação, este ano o projeto foi ampliado, passando de sete para 13 escolas da rede municipal, possibilitando atingir a todos os alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Sobre a positividade do projeto, o secretário da Educação destacou que o mundo hoje não tem fronteiras. "Eventos mundiais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas demostram a necessidade do domínio da Língua Inglesa".

Aulas diferenciadas – O projeto será desenvolvido entre o período de 16 de julho, antes mesmo da volta às aulas programada para o dia 21, até 15 de agosto. A participação não é obrigatória, porém é esperada uma grande adesão dos estudantes, segundo a professora coordenadora da área da Língua Inglesa, Sandra Meneghini Martins.

De acordo com a coordenadora, serão oferecidas três horas de aulas semanais no contraturno escolar. "Serão aulas interativas, com jogos, atividades extras e troca de experiências culturais, estimulando a conversação e a compreensão auditiva", explicou a professora.

A professora destacou que, como os professores voluntários só falam em inglês, forçam os alunos a colocar em prática o que aprendem em sala de aula no ensino regular. "No ano passado, após a participação no projeto, os alunos tiveram um interesse maior pelas aulas de Inglês e uma melhora nas notas", contou.

Troca de experiências - Os intercambistas chegaram a Valinhos no último dia 12, após uma semana intensiva de preparação com a diretora do grupo. Durante as cinco semanas que permanecerão na cidade, ficarão alojados em casas de famílias no município.

"Será para eles uma oportunidade de aprender o Português e se inserir na cultura local", destacou Danilo Sorroce, que hospeda um voluntário em sua casa.

Nos próximos dias 23 e 24, os intercambistas apresentarão o projeto aos professores de Inglês e diretores, respectivamente, das escolas participantes do projeto.

De acordo com a diretora do projeto, a ideia é que a atividade tenha continuidade anualmente. "Meses antes do início do projeto, os alunos já começam a se preparar e, depois do final, ainda ficam empolgados por um bom tempo, estimulando assim o interesse pela Língua Inglesa por um bom tempo", disse.

A ONG - A missão das Empresas de Aprendizagem é ampliar os horizontes das pessoas por meio de aulas de inglês com base em conversa ministradas por voluntários americanos e internacionais. E, de acordo com o site da ONG, o programa beneficia crianças de países em desenvolvimento que participam das aulas, as famílias de acolhimento que abrem suas casas e mentes para voluntários e voluntários que trabalham como professores.