29 ABR 2014
Valinhos imuniza mais de 3.600 pessoas nos 5 primeiros dias de vacinação contra a gripe

Em Valinhos, a Campanha de Vacinação contra a Gripe já imunizou 3.602 pessoas nos cinco primeiros dias da ação. O número corresponde a 12,8% do público alvo, um total de 28.075 pessoas. A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde deve alcançar 80% desta população até o dia 9 de maio, período em que a campanha será realizada em todo o país.

Os resultados satisfatórios em Valinhos são frutos do esforço da Secretaria Municipal de Saúde. No último sábado (26), foi promovido esquema especial no "Dia D" da vacinação, quando foram imunizadas pessoas na Rodoviária, na UBS Vila Santana e UBS do Jardim Paraíso e pacientes acamados em casas de repouso.

A vacina está disponível aos valinhenses em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A ação é direcionada às pessoas maiores de 60 anos de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.

"A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença, internação e óbitos", destaca a secretária da Saúde, Dra. Rita Longo.

Saiba mais - A vacina contra os vírus da Gripe ou Influenza é composta de cepas virais inativadas, purificadas e produzidas em ovos embrionados. A dose anual é de 0,25 ml para crianças de 6 a 35 meses e 0,5 ml para a população maior de 3anos, a via de aplicação é a intramuscular, a vacina deve ser aplicada de preferência no outono.

Ela é contraindicada sempre que houver história de reação alérgica grave à vacina contra a gripe, ou a algum de seus componentes. Deverá ser adiada nos pacientes com doenças agudas febris graves e não esta contraindicada em pacientes imunodeprimidos ou com doenças crônicas.

Os anticorpos formam-se cerca de 15 dias após a vacinação e raramente duram mais que 12 meses. Em estudo controlado, a eficácia vacinal na prevenção de doença respiratória aguda confirmada por laboratório, para as pessoas com 60 anos ou mais de idade é de 58%.

No entanto, os reais benefícios da vacina estão na capacidade de prevenir a pneumonia viral primária ou bacteriana secundária, a hospitalização e a morte, principalmente em pessoas com doenças crônicas cardiovasculares e pulmonares. Nessas situações a proteção é cerca de 70%.

"Historicamente, a vacinação contra a gripe tem se apresentado como importante aliado na prevenção. Os resultados são muito satisfatórios e aguardamos que os valinhenses respondam positivamente a esta campanha", completa Rita Longo.