"Desenvolver o interesse pela leitura é um processo constante, que deve começar cedo, ser aperfeiçoado ao lado de atividades culturais para contribuir com a imaginação das crianças". De acordo com o Secretário da Educação, Danilo Sorroce, esta é a proposta do novo projeto 'Onde Moram os Livros?', oficializado na última sexta-feira (25).
A atividade, que registrou sucesso de público, ocorreu no Auditório Municipal e contou também com a presença do prefeito Clayton Machado, do vereador Rodrigo Fagnani (Popó) e da renomada atriz mirim Klara Castanho, que atuou como "Paulinha", filha da protagonista Paloma, interpretada pela atriz Paola de Oliveira na novela "Amor à Vida".
"O projeto 'Onde moram os livros?' vem para valorizar a biblioteca e incentivar o hábito de sua visita, aproximando as crianças desse ambiente mágico de literatura", ressaltou o Secretário de Cultura e Turismo de Valinhos, Wilson Ventura.
O secretário de Cultura ainda acrescentou que "a biblioteca municipal é um espaço que estamos revitalizando e fazendo de fato que ele seja reconhecido, que seja uma fonte rica de pesquisa, onde alunos, ex-alunos, pais e jovens possam usufruir de fato dela, sem dúvida, a ação veio em boa hora para as nossas crianças", concluiu.
O projeto, organizado numa parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e Turismo – por meio do Departamento de administração de espaços culturais, visa valorizar a biblioteca pública municipal, despertando nas crianças a importância da leitura e a vivência de fantasias.
Participe - As atividades do "Onde moram os livros?" estão sendo realizadas desde a última segunda-feira (28), na Biblioteca Pública Municipal "Dr. Mário Corrêa Lousada" e prosseguirá até o fim de junho, onde buscam atender cerca de 1.500 crianças.
Às segundas e quartas-feiras, em dois períodos (8h30 e 14h30), alunos dos terceiros anos da rede municipal, e frequentadores da biblioteca, conhecerão a escritora Marlene Sabatini e a contadora de histórias Paula Negrão, que buscarão estimular o hábito da leitura e escrita. Ao final da visita, cada participante receberá o livro "Tininha e a fada Lile" (Ed. Adonis), escrito por Cristina Lazaretti, e uma carta-resposta para que escreva sua história e envie novamente à biblioteca.
No segundo semestre, como síntese do projeto, será lançado um livro, uma coletânea com 50 histórias selecionadas por profissionais especialistas em literatura infantil.