29 ABR 2014
Valinhos é a 45ª melhor cidade do Brasil para se investir

Valinhos voltou a ser notícia na mídia nacional, desta vez como a 45ª cidade do Brasil para investir em negócios. A 'Capital Nacional do Figo Roxo' foi citada na edição de 30 de abril da Revista Exame, na reportagem de capa 'As melhores cidades para os negócios'. A matéria aponta que cidades como Valinhos, "que se destacam no mundo, são competitivas na economia e agradáveis para os moradores, sendo o motor das inovações".

O objetivo do estudo foi identificar os municípios com mais de 100 mil habitantes que têm maior potencial para receber novos empreendimentos. A pesquisa, segundo o prefeito Clayton Machado, resgata a condição de destaque de Valinhos na Região Metropolitana de Campinas. Ao longo de quase uma década, até o final de 2012, a cidade havia perdido mais de 200 empresas.

"As grandes empresas e os grandes investidores voltaram a direcionar suas atenções para Valinhos, pois foram informados pelo nosso governo do imenso potencial que nossa cidade possui. Nós, enquanto poder público, trabalhamos para fazer de Valinhos uma das melhores cidades do Brasil para investir e morar, pois temos a certeza de que nossa cidade é vocacionada ao desenvolvimento com qualidade de vida", enfatizou Clayton Machado.

O prefeito cita de forma elogiosa o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, "oferecendo a cidade aos investidores do Brasil e do Exterior, ao mesmo tempo em que mantém a atenção ao empresário que já está instalado em Valinhos".

Todo esse trabalho, iniciado em janeiro de 2013, fica visível no estudo exclusivo da consultoria Urban Systems divulgado pela revista Exame, com o ranking das 100 melhores cidades brasileiras. Em nível estadual, Valinhos ocupa a décima terceira colocação. São Paulo lidera na região sudeste, com 30 municípios listados, enquanto Minas Gerais conseguiu emplacar 8; Rio de Janeiro, 6; e Espírito Santo, 3.

Para chegar a esses números, a consultoria pesquisou as 300 maiores cidades do País no último semestre. Durante a pesquisa, os técnicos realizaram, segundo a publicação, um exaustivo levantamento dos indicadores dessas cidades em quatro grandes pilares, ou seja, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano, analisando 27 indicadores - cada um com um peso conforme a importância - totalizando 34 pontos - chegando-se ao ranking.

Destaque na mídia - A pujança de Valinhos voltou a ser notícia nos principais veículos de comunicação do País a partir de 2013. Dentre essas notícias, destaca-se a reconquista da posição de liderança como o município com o maior Índice de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Campinas.

No final do ano passado, Valinhos foi destaque de página inteira do jornal TodoDia, que, em manchete, afirmou que a cidade está na contramão da alarmante infestação de Dengue que causa várias mortes no interior paulista. Apesar de situar-se ao lado de Campinas, uma das mais infestadas pelo Aedes aegypti, Valinhos dá lições de prevenção com o programa 'Cidade Limpa'.

Ainda em 2013, a emissora EPTV (Rede Globo) citou a cidade de Valinhos como exemplo para todo o Estado de São Paulo em matéria de sustentabilidade, ao divulgar o projeto 'Viver Valinhos', que reaproveita peças descartadas pela população e as transforma em instalações artísticas em áreas públicas.

Mais recentemente, a cidade foi citada pelo jornal Correio Popular como exemplo regional em gestão de recursos hídricos. E, neste mês de abril, novamente no jornal diário de maior circulação da RMC, Valinhos foi citada pela qualidade de sua Saúde Pública, em reportagem que revela que moradores de toda a região se deslocam para as unidades mantidas pela Prefeitura de Valinhos.