25 AGO 2021
SAÚDE
COVID-19: Prefeitura aumenta cobertura vacinal com mais mil vagas em nova agenda a adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, abrirá nesta quinta-feira (26) novo agendamento para a vacinação da 1ª dose a adolescentes de 16 e 17 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. Serão mais mil vagas disponibilizadas para esta faixa etária que receberá a aplicação das doses no próximo dia 31, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo). E já começam a ser vacinados, numa primeira etapa nesta quinta-feira, outros mil adolescentes destas mesmas idades que se agendaram ontem (24). O avanço da vacinação de adolescentes no município integra a força tarefa montada pela Prefeitura para agilizar a aplicação do maior número possíveis de doses na população da cidade a partir do fornecimento de vacinas pelos governos Federal e Estadual.

O início do agendamento nesta quinta-feira (26) será a partir das 6h00, com horários disponíveis entre 10hs e 15hs, do dia 31. O agendamento deve ser preenchido com os dados do próprio adolescente. A Secretaria de Saúde esclarece-se que neste momento o único imunobiológico destinado à vacinação deste público é a vacina mRNA Pfizer contra a COVID-19, a qual possui o intervalo entre as duas doses de 12 semanas, sendo necessária a administração das duas doses para ser considerado o esquema vacinal completo.

“Com o avanço na imunização deste grupo de adolescentes, a cidade de Valinhos segue entre as raras cidades do Brasil a iniciar o agendamento de jovens sem comorbidades, já disponibilizando 2 mil doses, e aguardamos o recebimento de mais lotes da vacina Pfizer para abranger outras faixas etárias de adolescentes”, destacou a prefeita Capitã Lucimara. A Prefeitura também já disponibilizou 800 vagas para adolescentes de 12 a 17 anos, do grupo de comorbidades, que receberam a 1ª dose nesta terça-feira.

Com a meta de vacinar 100% dos valinhenses com 2 doses, ou dose única, até o final de novembro, Valinhos avança no processo. Um balanço desta terça-feira aponta que o município se mantém em destaque nos índices de vacinação. Já são 134.291 doses aplicadas (1ª dose, 2ª dose e dose única) com 94,67% da população adulta vacinada ao menos com uma dose. E 41,59% da população adulta está com a vacinação completa com as 2 doses ou dose única.

Como se agendar

O agendamento, que deve ser realizado pelo sistema as Secretaria de Saúde ‘Siss Online’ (http://valinhosportal.sissonline.com.br) permanecerá aberto até que as vagas sejam esgotadas. Nesse novo sistema é necessário realizar duas etapas: o cadastramento e, após isso, o agendamento para a vacina. O passo a passo está disponível pelo link: Passo a Passo.

No dia da vacinação, solicita-se impreterivelmente que sejam apresentados o comprovante de endereço do adolescente (que pode ser em nome dos pais ou responsável legal) e documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária. Caso não haja a presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de termo de assentimento (clique aqui para download) devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual recomenda-se que seja retido pelo serviço de saúde que procederá com a vacinação.

A Prefeitura pede que seja respeitado o horário agendado e evitado atrasos. Também pede-se o uso de máscara facial. Não haverá Drive-Thru. Para facilitar o processo de vacinação, a Secretaria da Saúde destaca também a importância de realizar o pré-cadastro no programa Vacina Já, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo para otimizar o tempo gasto no preenchimento dos dados para o agendamento das doses.

O preenchimento de dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento da pessoa que receberá a vacina no site Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) economiza 90% no tempo de atendimento para receber a imunização. Mas é importante esclarecer que o pré-cadastro no site do Estado (Vacina Já) e o agendamento no sistema da Prefeitura (quando liberado para as faixas etárias tanto na 1ª como na 2ª dose) são sistemas diferentes. E os dois são necessários.

Doação de alimentos

As pessoas agendadas para se vacinarem, em todas as etapas, podem contribuir com a campanha Vacina Contra Fome, iniciada em Valinhos pela Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade. Desde o início da campanha, já foram arrecadadas mais de 12 toneladas de alimentos, que serão distribuídos às famílias que buscam a sede do Fundo para buscar mantimentos durante a pandemia.

Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com participação da Secretaria da Comunicação do Estado de São Paulo, a ação convida cada pessoa apta a se vacinar contra a Covid-19 a levar um quilo de alimento não perecível para doação, no local de vacinação em seu município. Os alimentos não perecíveis, preferencialmente a serem doados, são arroz, feijão, macarrão e leite em pó.