03 FEV 2022
SAÚDE
Com alta na ocupação das UTI´s Covid, prefeita Capitã Lucimara participa de reunião na Santa Casa de Valinhos

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Godoy, acompanhada do secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli e da chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim, estiveram na manhã desta quinta-feira na Santa Casa de Valinhos para verificarem o andamento do atendimento aos pacientes Covid e com sintomas gripais, sobretudo os que são assistidos pelo SUS, bem como os demais casos de pacientes que estão internados na Santa Casa de Valinhos. O coordenador chefe da UTI  da Santa Casa, Abdel Latif, e o médico intensivista, Andreas Knoch, acompanharam a prefeita e puderem trazer informações de como está o crescimento das novas internações por conta da nova variante Ômicron.

“É importante, sempre, registrarmos o quanto a Santa Casa se esforça para destinar um atendimento de qualidade aos pacientes, sobretudo em momentos especiais de cuidado com a Vida. E, mesmo com a alta que temos presenciado em novas internações, sobretudo nos leitos de UTI e Enfermaria Covid, a Santa Casa tem disponibilizado até leitos acima do mínimo que é ofertado para, justamente, atender as demandas da nossa cidade. Estamos atentos e monitorando dia a dia os números e, por isso, tivemos que tomar algumas medidas para cuidar da Saúde de todos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Desde o início do ano, a presença da nova variante Ômicron tem causado aumento expressivos de novos casos em Valinhos, assim como em toda a região, no Estado e no Brasil. Dados da divisão de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Valinhos apontam que, em Janeiro, a média diária de novos casos confirmados de Covid é de 167, quase 3 vezes mais do que no pico de março do ano passado, quando então Valinhos tinha ultrapassado a pior fase da Pandemia.

“E este aumento nos casos, em Janeiro, resultaram num aumento de novas internações, que estavam, na média, no final do ano em 8 pacientes, no total, nos 2 hospitais da cidade para, nesta quinta-feira, dia 3, 56, 7 vezes mais, sendo 100% de aumento nos últimos 10 dias”, complementou o secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli.

O aumento de novos casos e novas internações resultaram nas medidas protetivas anunciadas pela prefeita Capitã Lucimara, que podem ser acessadas nestes 2 links (https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/51274/com-aumento-de-casos-e-foco-no-avanco-da-vacinacao-de-criancas-valinhos-prorroga-inicio-das-aulas-presenciais e https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/51247/com-aumento-de-internados-valinhos-adota-novas-medidas-protetivas-para-enfrentar-o-avanco-da-variante-omicron-na-cidade/)

A prefeita Capitã Lucimara, ainda, reiterou que, se necessário for, novos leitos de internações serão disponibilizados para atender a demanda, embora entenda que as medidas adotadas devem resultar, nas próximas semanas, numa estabilização e até desaceleração dos novos casos e internações. “Em 2021, Galileo aumentou o número de leitos de UTI exclusivos para Covid de 10 para 20 e de Enfermaria de 20 para 33, e assim permanece até hoje. A Santa Casa, além dos 17 leitos exclusivos para UTI, aumentou de Enfermaria de 12 para 20 leitos. Porém, no pico em março, tivemos muito mais do que os 90 leitos, no total de UTI e Enfermaria, ofertados pelos 2 hospitais, porque atendemos, num único dia, 139 pacientes. E, se necessário for, teremos também em Valinhos mais leitos de UTI e Enfermaria à disposição, mesmo com os ótimos índices que já temos de leitos de UTI por 100 mil habitantes na cidade, um dos maiores do Estado e do Brasil”, complementou a prefeita Capitã Lucimara que, também, ressaltou a estrutura montada em Valinhos para atendimento exclusivo no CEV1, que fica na Avenida dos Esportes, para atendimento inicial aos casos com sintomas gripais, que teve, em 10 de janeiro, um aumento importante de 200% no número de profissionais de Saúde e, ainda, 100% a mais de médicos para atendimentos aos valinhenses.